Os números do Desafio do Balde de Gelo
Facebook contabiliza, em todo o mundo, mais de 2,4 milhões de vídeos publicados em torno da causa que pretende alertar para o problema da esclerose lateral amiotrófica
Facebook contabiliza, em todo o mundo, mais de 2,4 milhões de vídeos publicados em torno da causa que pretende alertar para o problema da esclerose lateral amiotrófica
Meio & Mensagem
20 de agosto de 2014 - 11h27
Lançado por um pequeno grupo de pessoas nos Estados Unidos, o desafio Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo, em português), tornou-se a nova febre da internet nos últimos dias. Empresários, artistas, cantores, atores e atrizes, celebridades e anônimos vêm postando seus banhos com água gelada em prol de uma causa nobre.
O banho frio foi a maneira encontrada para incentivar as pessoas a ajudarem entidades dedicadas ao tratamento e informação da esclerose lateral amiotrófica (ELA). No Desafio do Balde de gelo, cada pessoa pode tomar um banho gelado – e postar o vídeo na internet, obviamente – ou fazer uma doação em dinheiro para uma associação ligada à causa. A maior parte das celebridades engajadas no desafio incentivam que as pessoas façam as duas coisas: doem e tomem o banho frio.
Da primeira semana de junho, quando o Ice Bucket Challenge começou nos Estados Unidos, até o último dia 17 de agosto, o Facebook contabilizou mais de 2,4 milhões de vídeos de pessoas virando o balde de gelo sobre suas cabeças. Mais de 28 milhões de pessoas participaram de conversas sobre esse tema na rede social.
No ranking dos países que mais participaram do desafio, o Brasil já aparece em sexto lugar, atrás de Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e México. Depois do Brasil, completam a lista dos dez países mais engajados a Alemanha, as Filipinas, Porto Rico e Índia.
O Facebook destacou os vídeos de maior repercussão do desafio: Bill Gates, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, Shakira e Cristiano Ronaldo foram algumas das celebridades internacionais que tiveram grande repercussão na rede social ao se engajar na causa.
Celebridades Brasileiras
Desde a semana passada, o Desafio do Balde de Gelo vem ganhando força entre as celebridades brasileiras. Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Luciano Huck, Ana Maria Braga, Luan Santana e dezenas de outros famosos postaram vídeos do desafio.
Até mesmo as marcas já entraram na brincadeira solidária. A Ana Maria postou em seu perfil no Facebook a foto de um de seus bolinhos cumprindo o desafio e, posteriormente, convidou o Ponto Frio a fazer o mesmo. A rede de varejo também entrou na brincadeira com o seu mascote, o Pinguim.
Nessa terça-feira, 19, o SBT também entrou no Desafio do Balde de Gelo com um de seus programas mais clássicos. A emissora fez uma postagem mostrando algumas famosas cenas do Chaves, em que os personagens Quico e Seu Madruga também viram baldes com água em suas cabeças (veja abaixo).
Atualização às 12h50
A Associação Americana de ELA, que tem concentrado as doações no país, já angariou US$ 31,5 milhões desde o fim de julho até esta quarta-feira, 20. No ano passado, no mesmo período, foram US$ 1,9 milhões.
No Brasil, a Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica recebeu R$ 10 mil em doações desde segunda-feira, 18. Embora seja muito pouco comparado com os Estados Unidos, em todo o ano passado a entidade arrecadou cerca de R$ 12 mil. A Associação Brasileira de Esclerosa Lateral Amiotrófica (Abrela) recebeu cerca de R$ 23 mil desde o dia 13, sendo que as doações regulares ficam em média em R$ 18 mil/mês.
Para doar à Pró-Cura da ELA:
Banco Bradesco (237)
CNPJ 18.989.225/0001-88
Agência 2962-9
Conta Corrente 2988-2
Para doar à Abrela:
Banco Santander (033)
CNPJ 02.998.423/0001-78
Agência 3919
Conta Corrente 130001906
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro