Mídia impressa é a mais confiável no Brasil
Pesquisa da FGV sobre reputação mostra as emissoras de televisão em segundo lugar entre meios de comunicação
Pesquisa da FGV sobre reputação mostra as emissoras de televisão em segundo lugar entre meios de comunicação
Meio & Mensagem
16 de junho de 2015 - 8h37
A mídia impressa ganhou ainda mais credibilidade dos brasileiros entre 2014 e 2015. É o que constata o levantamento feito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com as instituições mais confiáveis para os brasileiros.
No ranking geral, a mídia impressa está em quarto lugar e passou de 42% para 45% em nível de confiança. Antes dela, vêm as forças armadas em primeiro lugar, seguida pela igreja católica e o ministério público. As emissoras de televisão estão em sexto lugar e também apresentaram crescimento de credibilidade no ranking indo de 31% para 34%.
Leia também:
– Prestígio: os jornais estão na moda
O estudo chamado de IPCLBrasil é composto por dois subíndices. O primeiro, o Subíndice de Percepção, é composto por quatro indicadores: legitimidade, instrumentalidade, controle social e moralidade. O outro componente do ICPLBrasil é o Subíndice de Comportamento, formado por questões que buscam avaliar a frequência com que os entrevistados disseram ter realizado condutas que violam regras de convivência social e a lei.
O estudo foi realizado no primeiro trimestre de 2015 e ouviu 1650 pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal.
Compartilhe
Veja também
Por que as empresas estão investindo em nostalgia?
Estudo da Tempo2 feito para MTV reforça o comportamento dos millenials e da geração Z em busca de referências mais conhecidas
Quais foram os vídeos mais assistidos de 2024 no YouTube?
Plataforma divulgou os vídeos e temas mais assistidos no Brasil ao longo do ano