Rede Globo cria laboratório de ideias
Depois das experiências de canais pagos, emissora lança Globo Lab para encontrar novos roteiristas
Depois das experiências de canais pagos, emissora lança Globo Lab para encontrar novos roteiristas
Meio & Mensagem
10 de novembro de 2015 - 7h30
Em tempos de dispersão de mídias e atenção, não basta colocar histórias no ar: agora, o conteúdo tem de ser muito bom. Em busca de narrativas interessantes e adequadas para o ambiente digital, a Rede Globo abre, nesta segunda-feira, 9, inscrições para seu primeiro laboratório de criatividade, o Globo Lab.
Em meio a jovens escritores, roteiristas, criadores e estudantes de cinema, rádio e TV, a emissora quer encontrar ideias inovadoras. A melhor delas será transformada em uma websérie para o portal de entretenimento da emissora, o Gshow. “Queremos ampliar o relacionamento com a nova geração de produtores independentes, que arrisca. Torcemos para que o Globo Lab sirva de inspiração e abra outras janelas”, diz Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo. As inscrições podem ser feitas até janeiro de 2016 no site do Globo Universidade.
Conexão criativa
A obrigação de respeitar à cota da Lei nº 12.485, somada à necessidade de atrair audiência, resultou em outra novidade: parcerias. Os canais de TV paga passaram a estimular encontros em eventos e concursos para garimpar talentos.
Um exemplo é o NetLabTV, que há três anos convida criadores, escritores e dramaturgos a desenvolverem ideias para séries brasileiras que serão exibidas em canais parceiros do projeto, como Discovery, Fox Internacional Channels Latin America (FIC), Sony, Turner Internacional do Brasil e Viacom. A iniciativa da Net, realizada pela Casa Redonda e pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), oferece consultoria de roteiros, estudo de casos e vídeos exclusivos com depoimentos de profissionais renomados.
A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1685, de 09 de novembro de 2015, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra