New York Times distribui mais 300 mil óculos VR
Dispositivo acompanha lançamento de novo vídeo em realidade virtual que faz audiência experimentar um sobrevoo em Plutão
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O jornal New York Times anunciou que vai distribuir 300 mil óculos Cardboard, em parceria com o Google, a seus assinantes digitais “mais leais”. O objetivo é oferecer a ferramenta de imersão para assistir ao vídeo Seeking Pluto’s Frigid Heart, sobre a exploração do planeta anão Plutão.
Segundo comunicado, o filme permite ao telespectador ter a sensação de que sobrevoa Plutão. A produção do New York Times trabalhou com dados coletados pela sonda New Horizons, da Nasa, em parceria com o Lunar and Planetary Institute e a universidade Space Research Association. A produção é de Jonathan Corum, Graham Roberts, Yuliya Parshina-Kottas e Evan Grothjan, da editora de trabalhos gráficos do jornal.
O jornal vai publicar o especial em 19 de maio via aplicativo NYT VR, disponível gratuitamente no Google Play e iOS App Store. O aplicativo, que transforma os vídeos numa experiência de realidade virtual se usado junto a um Cardboard, foi lançado em novembro, por ocasião da primeira produção do genêro do jornal, o filme Displaced. Na ocasião, o Times distribuiu um milhão de óculos aos seus assinantes.
Produtores de conteúdo mundo afora tem demonstrado interesse crescente em soluções de realidade virtual e vídeo 360°. O tema foi protagonista durante a última edição do festival South by Southwest, em Austin (Texas), onde empresas brasileiras se atualizaram sobre o tema e até apresentaram cases. Um deles é o documentário Rio de Lama, dirigido por Tadeu Jungle, que conta sobre o crime ambiental em Mariana (MG). Recentemente, o jornal The Guardian publicou reportagem chamada 6×9: A virtual experience of solitary confinement, que coloca a audiência para experimentar a vida numa cela solitária.
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