Kantar e Comscore lançam produtos para Brasil
Empresas anunciam oficialmente o fornecimento de pesquisas e métricas conjugadas para o mercado local
Kantar e Comscore lançam produtos para Brasil
BuscarKantar e Comscore lançam produtos para Brasil
BuscarEmpresas anunciam oficialmente o fornecimento de pesquisas e métricas conjugadas para o mercado local
Igor Ribeiro
11 de agosto de 2016 - 9h01
Pouco mais de ano após o comunicado global de sua parceria, a Kantar Ibope Media e a ComScore anunciam oficialmente o lançamento de seu cardápio de soluções conjuntas no Brasil. Entre eles estão o TGI Clickstream, que reúne informações do Target Group Index (TGI) com dados de behavioral da ComScore; e o Total View, que reúne métricas de diversas telas, como TV aberta, vídeos on-line e time-shift (gravações de televisão).
Motivos contratuais impediam o desenvolvimento dessas ações no Brasil. Mas a Kantar Ibope encerrou, no início deste ano, o contrato com a Nielsen que lhe impedia de trazer essas novidades. Pouco tempo depois, anunciou que o mercado brasileiro já estava preparado para receber tais inovaçãoes.
O TGI Clickstream reúne dados demográficos e hábitos de consumo em cruzamento com as informações de audiência. “Estamos produzindo um painel Single Source, com dados de televisão linear e em outras plataformas, que permitirá a anunciantes e agências estabelecerem planos de mídia focando em TV e digital”, explica Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da ComScore para América Latina. O TGI Clickstream será lançado primeiro no Brasil, num evento interno das empresas em novembro, e depois para o restante da região.
Total View
Em termos de métrica de audiência, os parceiros criaram um mapa de desenvolvimento que para alcançar o Total View, tratado como um novo indicador novo (currency). O objetivo é conseguir observar a jornada do público entre as diversas telas que navega, desde a televisão linear, atravessando programação gravada, vídeos online de emissoras, atrações on demand, streamings gratuitos até outros conteúdos digitais, incluindo texto e multimídia. Esse mapa de desenvolvimento é chamado CMAM, ou Cross Media Audience Measurement. “Reflete o modo como queremos medir as audiências e suas movimentações entre as diferentes plataformas, e é claro que isso inclui televisão e vídeo. Começamos focando nos países onde esses sistemas já funcionam bem, como Espanha e Holanda”, descreve Andy Brown, CEO global da Kantar Media.
O executivo destaca que o processo já foi implantado com sucesso na Holanda, onde a Kantar conquistou um contrato da Stichting KijkOnderzoek (SKO), entidade responsável por reportar os índices de audiência do país. “É o mercado que tem se desenvolvido mais apidamente, segundo minha experiência, em pesquisa de mídia. E eles sempre foram muito audaciosos em suas movimentações, inovadores. Até mesmo os EUA têm prestado atenção no processo, que deve inspirar também o restante da Europa, a Ásia e a América Latina”, explica Andy.
Graças ao trabalho com a ComScore, a pesquisa também é capaz de oferecer dados demográficos do público atingido por campanhas digitais. Além de Holanda, essas soluções estão em teste na Espanha e República Checa. “Uma vez que colocamos tags conforme nossa demanda por dados, temos dois fluxos de informações, uma é o tráfego de um específico site, e outro é o painel. Colocamos os dois para interagir, o que nos ajuda a tirar algumas conclusões sobre o comportamento da audiência e o impacto de campanhas em diversas plataformas”, explica Alejandro.
Novos números
A parceria também pode render uma nova metodologia para determinar a métrica única – índice que buscava determinar o alcance total do conteúdo produzido por jornais, paralisado no primeiro semestre deste ano pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Serviço da GfK chega ao mercado
A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1722, de 8 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Reality quer descobrir qual a melhor salada de maionese do Brasil
Criado pela Hellmann’s e pelo SBT, atração estreia nesta sexta-feira, 8, no programa matinal Chega Mais
Fifa inicia licitação para transmissão da Copa do Mundo Feminina
Torneio acontecerá no Brasil, em 2027, e entidade já começa a procura por parceiros de transmissão