A estratégia mobile first da Netflix
Plataforma passa a oferecer a opção de download na mesma semana em que a HBO Go anuncia chegada ao Brasil
Plataforma passa a oferecer a opção de download na mesma semana em que a HBO Go anuncia chegada ao Brasil
Luiz Gustavo Pacete
2 de dezembro de 2016 - 9h31
A Netflix anunciou nesta semana a opção de assistir conteúdo offline
A concorrência anda agitada no mercado de conteúdo on demand. Na semana passada, a Amazon Prime deu sinais de que chegará em breve ao Brasil e, nesta semana, o HBO Go sinalizou que passa a ser oferecido aos brasileiro a partir deste mês de dezembro.
Enquanto isso, a Netflix anunciou uma novidade importante esta semana: a possibilidade de os usuários baixarem o conteúdo e assistirem offline. “Essa estratégia resume um pensamento mobile first, a Amazon já tinha este serviço desde 2015”, diz o consultor digital Gil Giardelli. Ele reforça que em países emergentes é mais comum que as pessoas baixem para assistir.
Eric Messa, coordenador geral do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, explica que o novo recurso foi considerado pelo Netflix a partir da observação do comportamento dos usuários e pedidos explícitos. “Após acertos contratuais, o recurso foi liberado para gerar ainda mais valor para o serviço.”
Amazon movimenta concorrência
Apesar de ser o maior mercado de vídeo on demand (VOD) da América Latina, o Brasil é o oitavo no mundo no segmento e ainda há um grande espaço para o desenvolvimento desta plataforma por aqui. Com uma receita estimada de US$ 352,3 milhões em 2016, o País viu o montante relativo a este serviço crescer 415% entre 2012 e este ano. Os dados são parte do estudo “O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro”,publicado em outubro.
Compartilhe
Veja também
Trump adia prazo para venda do TikTok pela segunda vez
Presidente dos EUA ampliou em mais 75 dias a venda do app da ByteDance nos Estados Unidos; prazo estipulado durante o governo Biden, em 2024, já havia sido adiado em janeiro e terminaria neste sábado, 5
Como será a programação especial de 60 anos da TV Globo
Empresa de mídia dedicará 60 horas da programação para celebrar a data com o resgate de quadros e programas que marcaram trajetória do canal