RedeTV e Unilever criam sistema de TV programática
Com assistência tecnológica da Cadreon, emissora apresenta ferramenta que permite direcionar publicidade de modo segmentado em televisão aberta
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Igor Ribeiro
26 de setembro de 2017 - 15h26
A RedeTV realizou evento nesta terça-feira para apresentar ao mercado seu modelo de venda de mídia televisiva no modelo programático. Primeiro anúncio oficial de um sistema do gênero para o mercado brasileiro, o sistema aplica a possibilidade de compra, por parte do anunciante ou agência, de audiência segmentada, como já ocorre no ambiente digital, mas durante um programa de TV.
O futuro da publicidade na TV
Segundo o executivo, o passo seguinte foi parametrizar as informações da emissora e estabelecer uma ponte desses dados com o sistema de programmatic. “Mudamos o conceito, pois agora é possível comprar mídia com CPM, pelo target e com número de impacto. Passamos a enxergar os formatos como inventário de TV aberta”, explica Neto. O método permite definir parte do demográfico da audiência e a quantidade de pessoas. Maior custo por mil potencializa a exposição, já que a venda é em leilão em tempo real (real time bidding).
“Começamos a entrar no budget digital das empresas, não da TV convencional, com nossa cobertura se comparando a dos portais brasileiros”
Segundo o executivo, também trabalhou com as equipes da emissora e da Unilever a empresa de mídia programática Cadreon, parte do grupo Interpublic, com a qual o anunciante já realizava experiências em programmatic desde 2014. Foram estudados experiências já realizadas na Europa e nos Estados Unidos, “mas lá fora temos os birôs de mídia, um tipo de operação que não tem no Brasil. Por terem esses inventários em empresas únicas, a implantação de sistemas automatizados foi mais fácil nesses mercado. O modelo do Brasil acaba sendo, portanto, proprietário”, explica Amilcare Neto.
Google volta a oferecer programática em TV
Por ora, o sistema pode ser implementado em rede nacional. Ainda não há novidades sobre a expansão para afiliadas ou sobre o interesse de outros canais. Essa evolução depende não só de desenvolvimento tecnológico, mas também de uma grande padronização de sistemas, que poderia incluir ainda painéis de métrica televisiva. Enquanto isso, a RedeTV já levou ao ar comerciais de Seda, em setembro,baseados na tecnologia.
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