Altino de Barros e Octávio Florisbal: semeadores da mídia
Grandes nomes da indústria homenageados no Mídia Master Brasil
Altino de Barros e Octávio Florisbal: semeadores da mídia
BuscarAltino de Barros e Octávio Florisbal: semeadores da mídia
BuscarGrandes nomes da indústria homenageados no Mídia Master Brasil
Bárbara Sacchitiello
21 de março de 2018 - 15h36
Os profissionais de mídia que participam da edição de 2018 do Mídia Master Brasil, evento promovido pelo Meio & Mensagem nessa terça e quarta-feira (20 e 21 de março) no Guarujá, litoral de São Paulo, são conscientes que possuem inúmeros desafios não apenas no desempenho das atividades de sua área, mas para com toda a indústria de transformações, que passa por intensas e impactantes transformações. Poder vivenciar – e ser agente – das transformações desse setor da mídia é, no entanto, algo que os profissionais da indústria devem ao trabalho e aos esforços pessoais de dois homens.
No ano em que completa quatro décadas de cobertura da indústria da comunicação brasileira, Meio & Mensagem aproveitou o Mídia Master Brasil para prestar homenagens a Altino de Barros e Octávio Florisbal, dois profissionais da área de mídia que ajudaram a estruturar e pavimentar as bases da indústria publicitária e as relações comerciais entre veículos, agências e anunciantes que, até hoje, servem como parâmetro para a indústria nacional.
Considerado por muitos profissionais do mercado como o “pai” da mídia brasileira, Altino de Barros, que faleceu em fevereiro de 2018, quebrou alguns recordes em sua jornada de mais de sete décadas dedicadas à comunicação. Ganhou o título de mais antigo funcionário de uma agência no País ao completar 70 anos de trabalho na McCann, onde iniciou a carreira como office-boy e permaneceu até se tornar uma das mais importantes figuras da mídia nacional. Entre seu legado para o mercado está a criação do top de 5 segundos da TV Globo e, também, a introdução no País do conceito de medição de audiência televisiva por ponto, métrica utilizada até hoje.
O economista Octávio de Barros, filho de Altino, esteve presente no Mídia Master para receber a homenagem pelo trabalho do pai. “Além desse importante trabalho para a indústria, meu pai também deixou como marca a sua maneira de tratar as pessoas, sempre com muito carinho e amizade. Estou muito honrado em estar aqui hoje recebendo essa homenagem por ele e vou repassar a importância deste momento a todos os nossos familiares”, declarou Octávio de Barros.
Octávio Florisbal
Após a homenagem à Altino de Barros, o presidente do Grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, subiu ao palco para celebrar outra importante figura da indústria publicitária: Octávio Florisbal. Com uma carreira que começou em agências de publicidade, Florisbal entrou para a Globo em 1982, tornando-se, com o tempo, superintendente comercial da emissora, até chegar, em 2002, ao cargo de diretor geral. Florisbal deixou o comando da Globo em 2013, quando passou a integrar o conselho administrativo da emissora.
Segundo Salles Neto, o trabalho de Florisbal na TV aberta foi fundamental para elevar a excelência da indústria de publicidade nacional. “A atuação dele foi importante para profissionalizar a comercialização de mídia no Brasil e fazer da Globo um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo”, elogiou Neto.
Ao receber a homenagem, Florisbal – que atualmente atua com entidades filantrópicas – deu um recado otimista à nova geração de profissionais de mídia. “Nós experimentamos a revolução digital e vocês, agora, vivenciam uma transformação muito mais ampla, que abrange inteligência artificial, neolinguística e uma interferência direta na forma como a tecnologia interfere na comunicação humana. Então, cabe a vocês assumir esse novo desafio e dar continuidade à publicidade brasileira”, declarou Florisbal.
Compartilhe
Veja também
Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025
Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul