Cenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017
Novo indicador traz dados de investimento publicitário das maiores compradoras de mídia do País, totalizando R$ 16,6 bilhões, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet
Cenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017
BuscarCenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017
BuscarNovo indicador traz dados de investimento publicitário das maiores compradoras de mídia do País, totalizando R$ 16,6 bilhões, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet
Alexandre Zaghi Lemos
14 de agosto de 2018 - 16h06
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga nesta terça-feira, 14, os primeiros dados do Cenp-Meios, novo indicador de investimento em compra de mídia do País. Os números não representam o total do bolo publicitário brasileiro, pois incluem a movimentação financeira destinada à veiculação de publicidade que passa pelas 75 maiores agências do País, certificadas pelo Cenp. Segundo cálculos do próprio Conselho, o indicador cobre mais de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil – índice estimado a partir da comparação com o Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.
Esse universo de 75 agências monitoradas pelo Cenp-Meios somou em 2017 R$ 16,6 bilhões em compra de mídia para seus clientes, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet. Além da divisão do investimento por meios, o novo indicador também mostra o destino do dinheiro por região do Brasil: as veiculações nacionais ficam com 58% do total e as veiculações focadas no Sudeste, com 29%.
“O Cenp-Meios é resultado da compreensão dos líderes das mais importantes entidades nacionais do mercado publicitário reunidas no Cenp, reconhecidamente o fórum da autorregulação ético-comercial”, diz presidente do Cenp, Caio Barsotti. “O investimento publicitário é forte impulsionador da economia e proporciona condições ideais para a plena vigência da liberdade de imprensa, pilar da democracia”, complementa.
O investimento para viabilizar o Cenp-Meios foi de cerca de R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro. O projeto conta com tecnologia da BST Soluções, verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS.
A lista das 75 agências que forneceram seus dados de compra de mídia está no site do Cenp. A seguir, as tabelas e gráficos com os primeiros dados do Cenp-Meios, relativos ao exercício de 2017:
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo