Amazon supera projeções e fatura US$ 10 bi com publicidade
A estimativa inicial do eMarketer para 2018 era de que a receita da varejista com anúncios seria de US$ 2,8 bilhões atualizada posteriormente para US$ 4,6 bi
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BuscarA estimativa inicial do eMarketer para 2018 era de que a receita da varejista com anúncios seria de US$ 2,8 bilhões atualizada posteriormente para US$ 4,6 bi
1 de fevereiro de 2019 - 14h18
Por Luiz Gustavo Pacete e Victória Navarro, com informações do AdAge
A Amazon registrou uma receita de US$ 10 bilhões em publicidade no ano de 2018. O dado oficial do compilado de resultados do quarto trimestre da empresa, divulgado nesta quinta-feira, 31 de janeiro, marca a construção de uma plataforma de anúncios capaz de competir com Google e Facebook e posiciona a Amazon como a terceira maior empresa de publicidade no mundo.
Os US$ 10 bilhões superam a expectativa da consultoria eMarketer que previu, inicialmente, um faturamento de US$ 2,8 bilhões em vendas de anúncios. O último relatório da consultoria havia apontado uma nova estimativa de US$ 4,6 bilhões. Os lucros da companhia de comércio eletrônico atingiram US$ 3 bilhões, US$ 1,1 bilhão a mais que o número de 2017. Além disso, a Amazon somou US$ 72 bilhões em vendas totais no site, 20% maior que o do ano retrasado.
A publicidade continua um dos pontos mais promissores da empresa. A vantagem do Google em publicidade concentra-se nos US$ 135 bilhões em publicidade que a empresa multinacional de serviços online e software deve ter faturado em 2018 – os resultados do ano passado da companhia sairão na semana que vem –; e do Facebook, nos US$ 16 bilhões em vendas de anúncios conquistados no quarto trimestre do ano passado, segundo relatório de resultados anunciado nesta semana pela rede social.
A Amazon vende anúncios de pesquisa semelhantes ao sistema do Google. Seu alcance percorre toda a internet via próprio site, IMDb (Internet Movie Database é uma base de dados online de informação sobre música, cinema, filmes, programas e comerciais para televisão e jogos de computador), Twitch (site de streaming de games) e uma rede de editores que veiculam publicidade. A companhia, ainda, é dona da rede de supermercados Whole Foods, do dispositivo FireTV, que dá acesso ao conteúdo do Prime Video e produz aparelhos Echo, que executam a assistente doméstica Alexa.
A terceira força da publicidade
O crescimento da receita da Amazon com publicidade é um tema no radar do mercado. Essa tendência transforma a varejista em um concorrente direto de Google e Facebook quando o tema é anúncio. De acordo com Monica Peart, analista da eMarketer, o crescimento da Amazon com receita de publicidade ocorre pelo fato de a empresa estar mais próxima do consumidor na jornada de compra, se comparada a seus concorrentes Google e Facebook. “Os anunciantes estão procurando uma terceira opção que ligue as informações das compras diretamente ao anúncio”, afirmou Monica, em relatório.
Amazon e Apple: o que vem depois do trilhão?
Marco Frade, head de mídia, presidente do Comitê de Mídia da ABA, afirma que a publicidade nos sites de varejistas online já é uma realidade para a indústria que precisa posicionar suas mensagens no momento de busca de produtos a um passo do carrinho de compras. “Os retailers também já entenderam que as audiências em seus sites são ativos de publicidade com forte valor de mercado. O que ninguém esperava era que a Amazon, que já havia dominado o mercado de e-commerce nos EUA com o conceito de market place fosse escalar tanto esses ativos publicitários”, afirma Frade.
O representante da ABA lembra que o hábito de busca por produtos nos EUA está migrando do Google e de recomendações via redes sociais para o site da Amazon. “Isso porque o consumidor já entendeu que tem como fazer essa busca diretamente para satisfazer sua necessidade de compra com o melhor preço e em até dois cliques. O Brasil ainda não viu a Amazon dominar esse mercado de e-commerce, apesar de ter a presença da gigante de vendas on-line no país, mas assim que a empresa decolar, certamente essa expertise de vendas de espaço publicitário será aplicado no mercado para conquistar boa fatia de investimento em publicidade”, explica.
*Crédito da foto no topo: Scott Webb/Pexels
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