Facebook revela detalhes de transmissões esportivas
Entre outras ligas, plataforma detêm direitos de exibição dos maiores campeonatos continentais de futebol do mundo
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Renato Rogenski
14 de fevereiro de 2019 - 6h00
A rede social concentra um total de 700 milhões de fãs de esportes em todo o mundo (Crédito: jpkirakun/iStock)
O jogo das transmissões esportivas mudou. Se em um passado recente o consumidor tinha a televisão como único meio eletrônico para assistir sua modalidade preferida, agora as competições estão espalhadas por todas as telas e devices ao redor do mundo. O reflexo maior do potencial deste mercado é a entrada do Facebook no negócio. Para exibição no Brasil, a empresa detêm os direitos de transmissões das duas maiores competições continentais de futebol do planeta: UEFA Champions League e Taça Libertadores de América.
A ideia da companhia, no entanto, não é ter equipe de esportes e nem produção própria e, para isso, precisa de parceiros para gerar conteúdo como canais de televisão, produtoras, federações e ligas. Para organizar o meio de campo das transmissões, em agosto de 2018 a empresa contratou o cofundador do Esporte Interativo, Leonardo Cesar. O executivo passou desde estão a ocupar a posição de diretor de parcerias na área. “O Facebook tem como missão aproximar as pessoas. E o esporte tem uma papel fundamental nesse aspecto. É um tipo de conteúdo que engaja naturalmente e tem enorme senso de comunidade”, afirmou.
Outro elemento que indica a enorme possibilidade de avanço da plataforma na área esportiva está nos números. Mensalmente 2,3 bilhões de pessoas se conectam ao Facebook, 128 milhões delas no Brasil. Além disso, a rede social concentra um total de 700 milhões de fãs de esportes em todo o mundo. Desse total, 400 milhões seguem alguma página relacionada com o futebol.
Não à toa, em junho de 2018, a companhia de Mark Zuckerberg adquiriu um pacote do campeonato europeu para as próximas três temporadas (2019-2021), em parceria com o Esporte Interativo. No Brasil, o Facebook transmite 66 partidas, incluindo as semifinais e a final, sendo 41 delas exclusiva na plataforma. Nesta temporada, quase 9 milhões de pessoas na América Latina já assistiram a Liga dos Campeões pela rede social. Os jogos ao vivo são transmitidos pelo Watch, ferramenta de vídeos do Facebook, nas páginas da Champions League e do Esporte Interativo.
Já o contrato para transmissão da competição sulamericana, que vale de 2019 a 2022, foi fechado em outubro, com a própria confederação de futebol local, a Conmebol. O acordo prevê a transmissão de todas as partidas às quinta-feiras, ao vivo e com exclusividade no Facebook Watch, para os 10 países sul-americanos. Somente no Brasil serão 27 jogos. O contrato também inclui um jogo por semana, na terça-feira ou quarta-feira, com transmissão simultânea na televisão.
Na questão da monetização dos jogos, o Facebook parece ainda tatear os melhores caminhos. A plataforma acaba de lançar no Brasil os formatos de Ad Breaks para o Watch. Os anúncios podem ser mostrados durante o vídeo, antes do conteúdo começar ou com uma imagem posicionada na parte debaixo da tela. “Ainda estamos no inicio dessa caminhada, testando todas as possbilidades. O Facebook tem essa mentalidade de criar, lançar, aprender e evoluir por meio de um processo interativo”, finaliza Leonardo.
Vale lembrar que no Brasil o Facebook transmite o campeonato de basquete, em parceria com a NBB. Globalmente, a empresa tem parceria para exibição da WSL (surf), MLB (baseball), Liga Mex (futebol mexicano), entre outros eventos.
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