JCDecaux lança sistema de métricas para aeroportos
Airport Audience Measurement visa oferecer informações padronizadas relativas a campanhas em todos os aeroportos onde a empresa opera
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Karina Balan Julio
27 de fevereiro de 2019 - 17h45
A operadora de out-of-home JCDecaux acaba de anunciar um sistema global de métricas para aeroportos, o Airport Audience Measurement (AAM), com o objetivo de dar a agências e anunciantes informações padronizadas relativas a campanhas em todos os aeroportos onde a empresa opera. A novidade foi desenvolvida durante 18 meses pelo departamento de dados da JCDecaux e pelos braços JCDecaux Airports e JCDecaux One World, em parceria com a empresa de processamento de dados Veltys.
Através do novo sistema, clientes podem ter acesso a dados como o número de passageiros por terminal e por dia em determinado aeroporto e o perfil dos passageiros e como eles se movimentam pelos aeroportos. O AAM também inclui parâmetros convencionais de medição de audiência, como alcance, número total de impressões e frequência da campanha.
Mobiliário urbano refina dados
O sistema coleta dados com a ajuda de sensores de IoT e algoritmos proprietários. Porém, a interface também oferece dados externos de plataformas aeroportuárias e estudos de terceiros. Um dos parceiros da JCDecaux para a empreitada, por exemplo, é a NPD Travek Retail, empresa especializada em estatísticas de viagem.
Os primeiros aeroportos a receberem a novidade foram o Charles de Gaulle, em Paris, e o Aeroporto Changi, em Singapura. O sistema tem previsão de chegada ao Brasil em abril e será implementado, a princípio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A ferramenta será progressivamente lançada nos principais aeroportos operados pela JCDecaux. Durante a fase inicial do programa, serão mensuradas apenas as redes de aeroportos compostas por pelo menos três ativos de publicidade. Além disso, somente redes digitais serão incluídas no programa.
O Airport Audience Measurement alimentará ainda a plataforma programática VIOOH, da JCDecaux. Com o lançamento, a empresa espera incrementar os relatórios e estratégias de compra de mídia dos clientes em aeroportos, assim como incentivar novas marcas a investirem neste ecossistema.
“Estamos orgulhosos em ter produzido a primeira medição de audiência internacional para aeroportos. Ela fornecerá aos nossos parceiros de publicidade, agências e autoridades aeroportuárias indicadores de medição precisos e adaptados para mercados globais e regionais” disse Jean-Charles Decaux, co-CEO da JCDecaux, em comunicado.
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