Estudo revela influência dos participantes de O Aprendiz
Airfluencers analisa potencial de engajamento de nomes como PC Siqueira, Carlos Santana, Nana Rude, e Leo Poeta
Estudo revela influência dos participantes de O Aprendiz
BuscarEstudo revela influência dos participantes de O Aprendiz
BuscarAirfluencers analisa potencial de engajamento de nomes como PC Siqueira, Carlos Santana, Nana Rude, e Leo Poeta
Amanda Schnaider
18 de março de 2019 - 18h59
O repaginado reality show O Aprendiz, comandado por Roberto Justus, estreia nesta segunda-feira, 18, às 22h na tela da Band. O programa terá a participação de 18 influenciadores digitais que passarão por tarefas e situações típicas do ambiente de negócios em busca do prêmio de R$ 1 milhão. Além de participarem do reality, os influenciadores estenderão as ações de merchandising da TV para suas redes sociais. Por exemplo, uma marca que patrocinar um desafio pode fazer uma postagem patrocinada no perfil do influenciador que ganhar a prova.
Observando isso, a Airfluencers, empresa de marketing de influência, realizou uma pesquisa para descobrir qual é a influência desses participantes. De acordo com o estudo, o potencial de alcance que a audiência de todos juntos pode chegar a 439 mil pessoas impactadas no Instagram. A companhia ainda avaliou que, atualmente, os participantes, juntos, possuem 12 milhões de seguidores e, entre comentários e curtidas, alcançam o total de 59 milhões de interações na rede social.
Os temas mais abordados por eles em suas produções de conteúdo são literatura; casa e construção; negócios e entretenimento; e beleza e moda. Quando falam em negócios, o tema finanças pessoais domina as publicações. Já em entretenimento, a TV aberta, passa a ser o destaque, devido a participação dos influenciadores no reality show de Justus.
Instagram
O que a pesquisa revela em relação a influência de cada participante é que Carlos Santana tem o perfil que mais gera comentários por publicação entre os 18 influenciadores. Com 2,4 milhões de seguidores no Instagram, ele alcança a média de 912 comentários por publicação. Seus assuntos principais são música, aviação, beleza e gastronomia. Além disso, ele é o campeão em média de curtidas por post, com 94 mil e registrou um aumento de 2% em seus seguidores nos últimos 90 dias.
Quem também concorre ao pódio de influência é Nana Rude. No Instagram ele tem 1,8 milhão de seguidores e é o influenciador que mais posta conteúdo nas redes, com 352 posts publicados nos últimos três meses. Também é o que alcança a maior média de visualizações em seus vídeos, com 384 mil. Entretanto, não possui o engajamento que Carlos Santana tem com sua audiência.
O que a pesquisa revela em relação ao Twitter é que Leo Poeta, do perfil @bomdialeo, é aquele que mais impacta a sua audiência de 159 mil seguidores.
YouTube
Já no YouTube, dentre os oito participantes que têm canal na plataforma de vídeos, PC Siqueira, dono do canal Maspoxavida, é o que apresenta a maior média de visualizações, com 212 mil por publicação. Além disso, ele possui 2,4 milhões de seguidores e está em primeiro lugar no ranking em média de comentários com 1,6 mil e 33 mil curtidas por vídeo.
“O que será interessante ver é o dia a dia desses influenciadores, porque normalmente em programas de eliminação e convivência, típico de reality show, podemos ver o comportamento real daquela pessoa, que os influenciadores não passam para seus perfis digitais”, comenta Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.
TV paga
O Canal Sony adquiriu os direitos de exibição do reality, que fará sua estreia na TV paga nesta sexta-feira, 22, às 20h25. “A estreia da nova temporada no Canal Sony é um marco, já que é a primeira vez que um programa da TV aberta aparece na grade do canal”, disse Jefferson Pugsley, SVP de distribuição e networks da Sony Pictures Television (SPT) no Brasil.
*Atualizado dia 19/03 às 16h58
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King