Assinar

TV segue como principal investimento do marketing brasileiro

Buscar

TV segue como principal investimento do marketing brasileiro

Buscar
Publicidade
Mídia

TV segue como principal investimento do marketing brasileiro

Já globalmente, a maior parte do budget de campanhas é direcionado a mídias sociais, segundo estudo da Criteo


9 de abril de 2019 - 15h08

Em 2017, os investimentos em publicidade na TV foram de R$ 26,9 bilhões. O dado mantém o canal como principal alvo de campanhas, deixando para trás os ambientes online (R$ 11,7 bilhões), impresso (R$ 3,1 bilhões), de outdoor (R$ 1,5 bilhões) e de rádio (R$ 1,3 bilhão).

Diferente do Brasil, globalmente, o mercado de comunicação deposita 20% de seu budget em anúncios para mídias sociais; 13%, para paid display; e 12%, para TV, impresso e rádio. “No País, produção, product placement, envolvimento de agências e outros fatores encarecem o investimento para TV. A maior parte do investimento continua na televisão, por que é um canal caro”, explica Alessander Firmino, diretor geral da plataforma de publicidade Criteo, que realizou, em parceria com a Euromonitor, a pesquisa “State of Ad Tech 2019”. O estudo foi realizada em maio de 2018 via entrevista com mais de 900 gerentes executivos de marketing digital que trabalham em varejo, marcas, empresas de viagens e outras companhias de serviços com canais de vendas online – 100 atuam no Brasil.

 

Até 2022, os profissionais de marketing do Brasil alocarão 88% dos seus budgets para
campanhas digitais, de acordo com a pesquisa “State of Ad Tech 2019”, da Criteo (crédito: RawPixel/Pexels)

De acordo com a pesquisa da Criteo, na maioria das vezes, os profissionais de marketing trabalham com orçamentos limitados. Dessa forma, buscam inovar métodos de trabalhos já testados e criar anúncios que conectem de forma assertiva marcas aos seus potenciais clientes. Para Alessander, o sucesso de campanhas de conversão no Brasil concentra-se em ofertas agressivas, criação de anúncios conviventes e claros e desenvolvimentos de ideias e formatos criativos.

Em uma campanha, segundo dados do “State of Ad Tech 2019”, a taxa de sucesso de vendas para um cliente antigo é de 60% a 70%, enquanto para um cliente novo é de 5% a 20%. No Brasil, 75% dos profissionais de marketing buscam reengajar seus clientes a fim de gerar comprar recorrentes nos sites das marcas. “Para manter um usuário engajado, é preciso ter textos e peças visuais renovados”, aponta o diretor geral da Criteo. Entre os desafios de reconquistar o consumidor, de acordo com a plataforma de publicidade, estão a baixa qualidade de dados, baixo engajamento de usuários, canais limitados, dificuldade em trazer de volta clientes inativos e falta de integração com CRM.

Para 37% dos respondentes da pesquisa, o principal desafio em criar campanhas de conversão segmentadas é a fragmentação de dados, o que dificulta ter uma visão abrangente do consumidor e otimizar comunicações de marca futuras. O obstáculo está à frente da dificuldade de conquistar confiança do stakeholders e de garantir o budget necessário (35) e dos percalços de inovar em campanhas de resposta direta (28%). Entre as métricas usadas para medir comunicações de conversão segmentadas, estão taxa de novos clientes (40%), nova receita (36%), taxa de conversão em compra (35%), taxa de novos visitantes (33%), custo por visita (33%), custo por visita qualificada (33%), custo por pedido (32%), receita total (32%), custo por venda (28%) e lifetime value do cliente (27%).

“O desafio recente é juntar todas as partes do quebra-cabeça, online e off-line, para construir uma campanha”, diz Alessander Firmino, diretor geral da plataforma de publicidade Criteo

Na área de marketing, Alessander aponta inteligência artificial e voz como tendências de trabalho. “A inteligência artificial veio para engajar o cliente. O foco do marketing digital evolui ao longo do tempo. Há cinco anos, estava no mobile. O desafio recente é juntar todas as partes do quebra-cabeça, online e off-line, para construir uma campanha. Não adianta ter dados separados. O grande desafio é aproveitar a fonte da inteligência artificial, entender todos os rastros digitais”, diz Alessander, da Criteo. Segundo o profissional, “a tendência brasileira mora nas plataformas de áudio, que irá mudas bastante a maneira como vamos interagir com as marcas”.

*Crédito da foto no topo: Tracy Le Blanc/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro

    Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro

    Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025

  • O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?

    O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?

    Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor