No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast
Pesquisa do Ibope aponta que 19% dos usuários de internet brasileiros são ouvintes regulares e 32% não conhecem essa mídia
No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast
BuscarNo Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast
BuscarPesquisa do Ibope aponta que 19% dos usuários de internet brasileiros são ouvintes regulares e 32% não conhecem essa mídia
Luiz Gustavo Pacete
13 de maio de 2019 - 6h00
O podcast é uma mídia em ascensão e, recentemente, o mercado vem mapeando e tentando identificar, com cada vez mais frequência, o perfil da podosfera brasileira. Durante este final de semana, na Maratona Piauí CBN de Podcast, que ocorreu no Rio de Janeiro, o Ibope divulgou uma pesquisa inédita sobre o perfil de quem escuta programa de áudio pela internet. O levantamento foi publicado originalmente no site da revista Piauí.
De acordo com a pesquisa, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões, o equivalente a 40%, já escutaram um programa de áudio. No entanto, outros 32%, aproximadamente 39 milhões de internautas, não sabem o que é um podcast. A pesquisa foi aplicada dos dias 15 a 18 de janeiro com duas mil pessoas. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados no formato.
Os homens representam 45% daqueles que já ouviram podcast ao menos uma vez, entre as mulheres esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%. No grupo dos mais velhos, 30%. Entre os que menos ouvem podcasts estão mulheres e internautas com mais de 55 anos.Entre os ouvintes fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, há 16 milhões de internautas, ou 19% do total de usuários da internet. O celular é o principal device para o consumo dessa mídia, seguido por computador e tablet. Entre as plataformas mais utilizadas estão o YouTube, apontado por 42% dos entrevistados, seguido por Spotify, 32%. “Se nos basearmos na tendência de outros países como os EUA, por exemplo, é um grande potencial”, disse Marcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência.
O perfil da audiência de podcasts no Brasil
Compartilhe
Veja também
Rádio Mix leva Arena de Verão ao Parque Villa-Lobos
Nos finais de semana de janeiro e fevereiro, rádio promove atividades e apresentações musicais ao público de São Paulo
Campanha e identidade visual dão início à celebração dos 100 anos da Globo
Grupo usa o mote do primeiro século do jornal O Globo para comemorar também os 60 anos da TV e 10 anos do Globoplay, destacando a atuação multiplataforma