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Mídia

Mais flexível, Globo garante renovação do pacote Futebol 2020

Postura mais flexível e amplitude da presença das marcas em sua grade teriam impulsionado anunciantes a manter a parceria com a emissora


2 de outubro de 2019 - 12h58

Elenco de comentaristas e narradores da emissora durante a apresentação do plano comercial do futebol 2020 (Crédito: Divulgação)

Na tarde dessa terça-feira, 1º de outubro, terminou o prazo para que os atuais patrocinadores da temporada 2019 de Futebol da Globo (Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo) enviassem sua resposta oficial de renovação de contrato para o ano de 2020. De acordo com informações obtidas pela reportagem, todos os patrocinadores atuais devem seguir com a emissora no próximo ano.

Embora o investimento no plano comercial do futebol continue sendo um dos mais valiosos do mercado – cada cota desse ano tem valor R$ 307 milhões – a disposição da emissora em ampliar a presença dos anunciantes na grade de programação e, sobretudo, a inclusão dos produtos digitais da Globo no pacote (como Globoesporte.com, mídias sociais, podcasts, Cartola e outros) também pesou para que os anunciantes vissem a emissora como um bom destino para seus budgets de comunicação.

De acordo com informações obtidas pela reportagem junto a profissionais de agências, a postura da Globo na negociação do Pacote Futebol 2020 foi bem diferente da adotada nos anos anteriores. A emissora ouviu as considerações dos anunciantes e mostrou mais flexibilidade na proposta de novas soluções comerciais que envolvam sua grade de programação. Ainda na opinião dos profissionais de agências, a Globo parece estar consciente do atual cenário delicado da economia nacional e, portanto, mais empenhada em manter seus atuais parceiros.

Os primeiros sinais da nova postura de negociação apareceram na própria apresentação do projeto comercial, que pela primeira vez ganhou um evento, realizado na sede da Globo, em São Paulo, para profissionais de agências e anunciantes. Com a presença de seus principais narradores e comentaristas de esportes, a Globo usou o evento para falar ao mercado que estava disposta a negociar e a atender às necessidades das marcas para moldar sua parceria para o próximo ano. Nesse evento, inclusive, a emissora oficializou a liberação do elenco esportivo para ações de merchandising. Como restrição, no entanto, nomes como Galvão Bueno, Cleber Machado e Felipe Andreolli, por exemplo, não poderão protagonizar ações de marcas diretamente concorrentes aos patrocinadores do pacote Futebol.

Oficialmente, os atuais patrocinadores não comentam a negociação. A emissora também, há tempos, deixou de falar oficialmente sobre seus acordos comerciais. Nos próximos dias a Globo deve comunicar oficialmente os nomes dos patrocinadores da temporada 2020 no futebol. Assim como nos últimos anos, o anuncio deve ser feito no Jornal Nacional e dos demais telejornais da casa.

Outra alteração em relação às comercializações anteriores do pacote de futebol foi uma ligeira redução no valor da cota de patrocínio na comparação com o ano anterior. Em 2019, cada cota teve o preço de tabela de R$ 310 milhões. No próximo ano, a emissora cobrará R$ 307 milhões.

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