Nestlé e BuzzFeed firmam parceria de conteúdo
Séries de vídeos trazem nova estratégia de conteúdo para a marca e inaugura modelo de negócio inédito para o parceiro, com publicações exclusivas no site do cliente
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Thaís Monteiro
29 de outubro de 2019 - 6h49
No início de 2020, o Receitas Nestlé estreia uma nova série em seu canal no YouTube criada em parceria com o BuzzFeed. A atração é a primeira de uma leva de produções da empresa de mídia com a marca e inaugura um novo modelo de negócio no BuzzFeed: é a primeira vez em escala global que uma marca veiculará uma produção original BuzzFeed em seus canais como primeira tela.
O primeiro projeto é uma adaptação da série I Draw, You Cook, produzida pelo BuzzFeed nos Estados Unidos, com o devido toque brasileiro, mas seguindo a ideia de convidar crianças para protagonizar os episódios. As demais séries têm a proposta de relacionar temas diversos e inusitados com culinária, como futebol e astrologia. Luciana Rodrigues, general manager do BuzzFeed Brasil, adianta que, para tal, o BuzzFeed usará sua capacidade de obter dados, analisá-los, traduzi-los e transformá-los em conteúdo. “No fim do dia o BuzzFeed é uma empresa de tecnologia. Então é sobre como nós podemos usar essas ferramentas para fazer um social listening”, diz.
Do lado de Nestlé, o projeto em parceria com BuzzFeed está alinhado a um posicionamento maior de Receitas Nestlé, que deste o início do ano adotou conceito de “food edutainment” na sua estratégia. Um neologismo que une educação e entretenimento, food edutainment, segundo Rafael Nadale, head de branding e publisher de Receitas Nestlé no Brasil, refere-se a unir o ensino de receitas com narrativas, passando por temas como sustentabilidade, pratos regionais, dicas e até mostrar receitas que deram errado.“Optamos por esse conceito porque entendemos que o universo da culinária é uma paixão do brasileiro e diversos concorrentes fazem a mesma coisa. O fetiche da comida é maior do que a receita propriamente. Se eu fosse um repositório de receitas, eu falaria com um público menor e que coloca a mão na massa. Queremos nos posicionar como um publisher para um público que cozinha e busca se especializar, mas também queremos alimentar quem tem desejo pelo tema mas não é um cozinheiro diário “, afirma Rafael.
Com a parceria, o objetivo do Receitas Nestlé é chegar a 60 milhões de acessos à plataforma e mais 30 milhões de acessos ao Youtube ainda este ano, além de se manter entre os cinco principais sites de receitas do País. Rafael conta que a empresa optou por ter o BuzzFeed como parceiro por reconhecer que Receitas Nestlé, como publisher, deveria procurar produtoras de conteúdo e não agências.
“O Brasil é fundamental para o BuzzFeed”
A contrapartida, para o BuzzFeed, é testar a repercussão desse modelo de parceria. “A indústria está passando por uma evolução e nós não podemos mais nos contentar a fazer o que fazíamos há um ano atrás e apenas o que está no nosso escopo. Estamos invertendo a ordem natural de veículo de mídia e marca. Eu identifico esse projeto como uma espécie de sociedade. No final vamos juntar todas as informações de Nestlé e BuzzFeed para ver se deu certo, o quanto de repercussão gerou. Como nossas audiências são diferentes, vamos aprender juntos. O time de Nova York está bem atento”, opina.
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