Assinar

Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais

Buscar

Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais

Buscar
Publicidade
Mídia

Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais

Estudo da Conversion aponta que 85,5% dos consumidores analisam avaliações de outras pessoas antes de comprar


22 de novembro de 2019 - 6h00

Crédito: Tarik Vision/ iStock

Produzir conteúdo de qualidade é o fator que mais torna uma marca inovadora para os consumidores. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pela Conversion, agência digital especialista em performance estratégica. No levantamento, 64,1% dos entrevistados citaram o conteúdo como diferencial de inovação das marcas. O atributo superou o uso de tecnologias, assinalado por 48,4% dos respondentes.

Os usuários também indicaram o design de embalagem dos produtos (46,6%), sites modernos e práticos (44,6%) e a propaganda na internet (34,4%), como fatores que impulsionam a percepção de inovação. Para chegar a esses dados a agência ouviu, via internet, 395 pessoas, homens e mulheres, acima de 18 anos, de todo o Brasil.

Fonte: Conversion

Para Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&Gouvêa de Souza, o caminho para atender às demandas do público por conteúdo passa por compreender os pontos de dor do cliente. “Quando você entende o motivo pelo qual o consumidor está buscando um determinado produto, é possível criar uma comunicação muito mais assertiva para ele”, explica o consultor.

Propaganda e mídia
A pesquisa também abordou o nível de confiança dos usuários na propaganda de cada mídia. No ranking, o Google e outros buscadores despontam com 87,9% da confiança, enquanto 82,9% acreditam na publicidade da TV e 81,8% nas apresentadas em jornais e revistas impressos. As redes sociais em geral têm 71,9% da confiabilidade.

Fonte: Conversion

Nesse sentido, o levantamento mostra a influência de buscadores como canal de publicidade para as marcas, sendo um atributo importante na jornada de compra. Diego Ivo, CEO da Conversion, destaca a necessidade de que as empresas busquem a melhor maneira de se posicionar nesses sites para interagir com o público final. “As técnicas de SEO estão ganhando papel no branding das marcas”, diz Diego.

Experiência prévia do usuário
Outro ponto de destaque da pesquisa foi a relevância da opinião prévia dos usuários na decisão de compra. Quando perguntados sobre os critérios mais importantes para efetuar uma aquisição ou se interessar pela marca, 57,5% dos entrevistados indicaram as avaliações em sites e lojas — a indicação de amigos foi apontada por 51,4% dos usuários.

Fonte: Conversion

Na pesquisa, 85,8% dos consumidores também afirmaram que costumam analisar avaliações de outras pessoas antes de comprarem em lojas físicas. Esse movimento dá às empresas o desafio de incorporar as ferramentas de opinião e interagir com o feedback do usuário, como explica Diego. “Muitas marcas ainda não perceberam que o usuário também quer dar um feedback positivo”, afirma.

*Crédito da foto no topo: Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Bluesky cresce em usuários após eleição de Donald Trump

    Bluesky cresce em usuários após eleição de Donald Trump

    Rede social alternativa ao X, de Elon Musk, recebeu um milhão de novos usuários desde a última semana

  • The Masked Singer homenageará dramaturgia da Globo em 2025

    The Masked Singer homenageará dramaturgia da Globo em 2025

    Primeira edição temática do reality show musical também faz parte da celebração de 60 anos da TV Globo e terá a apresentaçao de Eliana