Abril vende Exame a BTG Pactual
Banco, que já havia adquirido a dívida do grupo por meio do fundo Enforce, confirma interesse estratégico em conteúdo financeiro
Banco, que já havia adquirido a dívida do grupo por meio do fundo Enforce, confirma interesse estratégico em conteúdo financeiro
Igor Ribeiro
5 de dezembro de 2019 - 15h29
O Grupo Abril concluiu na tarde desta quinta-feira, 5, a venda da unidade produtiva isolada (UPI) Exame, responsável por produzir revista, ativos digitais e eventos dedicados a negócios e mercado financeiro. Em leilão realizado em São Paulo, o BTG Pactual foi o único interessado a se habilitar dentro do prazo. O lance mínimo era de R$ 72,37 milhões.
Abril aprova Plano de Recuperação Judicial
Segundo edital do leilão, a UPI é “composta por bens, direitos e obrigações diretamente relacionados e necessários ao desenvolvimento das atividades econômicas para exploração da marca Exame”. Criada pela Abril há 52 anos, a Exame é uma das principais publicações sobre economia e negócios do Brasil. Além da edição impressa quinzenal e de seu site, também produz anuários, como o Melhores e Maiores, aplicativos e eventos, como o Exame Fórum.
Quinzenal, a Exame teve queda de 44% na circulação da edição impressa no decorrer do último ano, fechando setembro, último dado disponibilizado pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), com média de 40,6 mil exemplares pagos. A circulação digital em setembro foi de 33,6 mil, queda de 8,17% na variação de 12 meses.
O BTG Pactual intenciona transformar a marca numa plataforma de conteúdo financeiro, no mesmo modelo que a XP Investimentos gere a InfoMoney, que a Creditas faz com a Exponencial e o C6 Bank com o Seis Minutos. Foi o fundo Enforce, ligado ao BTG, que adquiriu a dívida da Abril junto à compra de ativos pela Cavalry Investimentos, de Fábio Carvalho. A venda ainda requer aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Compartilhe
Veja também
ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade
Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte
Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização