Marcas do universo digital vão à TV na quarentena
Empresas como Amazon (Prime Video), WhatsApp, Netflix e Facebook fazem uso do meio para divulgar sua mensagem a uma quantidade maior de brasileiros
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Bárbara Sacchitiello
11 de maio de 2020 - 6h00
Por ser uma mídia de massa, capaz de impactar milhões de pessoas ao mesmo tempo, a TV aberta, há décadas, é o meio que mais recebe investimentos publicitários no Brasil. O resultado mais recente do Cenp-Meios mostra que, em 2019, a TV concentrou 52,8% de toda a verba investida em compra de mídia no País, de acordo com as 226 agências que compõem o painel.
Apesar dessa força como veículo, a TV não é unanimidade entre os anunciantes. Muitas marcas, sobretudo aquelas que construíram seu conceito e sua atuação no ambiente digital, não costumam colocar a TV em seu plano de mídia. Embora até contem com a força do meio televisivo em alguns momentos, grandes empresas de tecnologia, por exemplo, investem a maior parte de suas verbas de comunicação nos meios digitais.Nesses últimos dias, no entanto, algumas marcas que não costumam frequentar os intervalos comerciais vêm dando as caras na TV aberta. Embora até já tenham direcionado esforços de comunicação para o meio televisivo, é notável um incremento dos investimentos dessas empresas para atingir seu público por meio da telinha neste momento.
Uma marca que representa esse comportamento é a Amazon. Novata na TV aberta no Brasil, a gigante dos Estados Unidos vêm aparecendo diariamente na TV aberta para apresentar aos brasileiros a oferta do Prime Video, seu serviço de streaming de filmes e séries. A primeira aparição da Amazon na TV aconteceu em 27 de abril, durante o intervalo do último episódio do Big Brother Brasil, na Globo. Desde então, a empresa continua anunciando nos intervalos da Globo.
https://www.youtube.com/watch?v=HT27-hEbFIo
A final do BBB também marcou a estreia da Netflix no intervalo comercial da Globo. Diferentemente da Amazon, no entanto, a plataforma de streaming não manteve os comerciais no ar, concentrando somente na final do reality suas mensagens ao público brasileiro. Na ocasião, chamou a atenção o fato de a Globo abrir espaço para duas companhias concorrentes de seu próprio streaming, o Globoplay. Na época, nenhuma das marcas quis comentar sobre a estratégia.
Facebook na TV
O Facebook é outra empresa que também vem aparecendo bastante na TV nas últimas semanas. A rede social vem aproveitando o período da quarentena para veicular comerciais que, simultaneamente, alertam sobre a importância de manter o distanciamento social e oferecer os grupos da rede como opções para os usuários manterem contato com familiares, amigos e pessoas com interesse em comum. A empresa também aproveitou esse domingo, 10, data em que foi celebrado o Dia das Mães, para veicular uma homenagem em um comercial exibido no intervalo do Fantástico, da Globo.
Pertencente ao Facebook, o WhatsApp também apareceu na televisão nos últimos dias para enviar uma mensagem às mães. A agência AlmapBBDO criou a campanha “Raio de Sol”, para ilustrar a conexão de uma mãe e sua filha, que diariamente compartilham desenhos para se manterem próximas. A campanha foi produzida pela Stink e gravada totalmente à distância. Veja a versão estendida do vídeo:
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