Assinar

PicPay é o primeiro patrocinador da final do Carioca no SBT

Buscar

PicPay é o primeiro patrocinador da final do Carioca no SBT

Buscar
Publicidade
Mídia

PicPay é o primeiro patrocinador da final do Carioca no SBT

Emissora negociou com Flamengo para a transmissão da segunda partida da decisão, no próximo dia 15; cada cota tem valor de R$ 9,8 milhões


12 de julho de 2020 - 12h33

(Crédito: SBT/Twitter)

Atualizada em 14/7, às 18h50

Após 17 anos sem transmitir uma partida de futebol de clubes do eixo Rio-São Paulo, o SBT retorna ao universo das transmissões em rede nacional na próxima quarta-feira, 15. A emissora negociou com o Flamengo a exibição da segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, que será disputada contra o Fluminense. O primeiro jogo da final, que acontece nesse domingo, 12, será transmitida pela Flu TV, canal do Fluminense no YouTube.

Para essa partida única, o SBT preparou um plano comercial de cinco cotas de patrocínio, com valor (de tabela) de R$ 9,8 milhões. A primeira delas já foi comercializada pela PicPay, que garantiu a presença na transmissão do jogo. É importante considerar que esse valor é o apresentado oficialmente ao mercado publicitário, mas é comum que descontos sejam concedidos na negociação. As outras 4 cotas de patrocínio estão em negociação pela emissora.

O retorno do futebol carioca à tela do SBT tornou-se possível após uma série de reviravoltas que vem acontecendo no âmbito dos direitos de transmissão de TV do esporte mais popular do País. O novo cenário teve início em 18 de junho, quando o presidente Jair Bolsonaro publicou uma Medida Provisória que altera a Lei Pelé, responsável pelas regras dos direitos de transmissão de futebol na TV. Antes, para exibir uma partida, era necessário que uma emissora firmasse contrato com os dois times que estariam em campo. Com a nova MP, o direito de arena passou a ser exclusivo do time mandante daquela partida.

Essa mudança da Lei aconteceu justamente na retomada do Campeonato Carioca, após meses de interrupção por conta da pandemia Covid-19. Como era o único clube, entre os disputantes do torneio estadual, a não ter firmado contrato com a Globo em 2020, o Flamengo interpretou a Lei como uma oportunidade para negociar os direitos dos jogos restantes do campeonato de forma independente.

De acordo com apurações da reportagem de Meio & Mensagem, o Flamengo esteve próximo de negociar com a Record para a transmissão da partida contra o Boavista, ocorrida em 1º de julho. A emissora chegou a criar e apresentar ao mercado um plano comercial para a transmissão do jogo. A negociação não evoluiu, no entanto, por questões judiciais. Assim que o Flamengo começou a negociar os direitos de transmissão de suas partidas, a Globo recorreu à justiça alegando que, por ter o contrato assinado com as demais equipes participantes – e pelo fato de esse contrato ter sido assinado antes da publicação da MP – seus direitos deveriam ser cumpridos. Para evitar problemas, Record e Flamengo, então, desistiram da negociação.

Mesmo com a Globo brigando na justiça, o Flamengo exibiu a partida contra o Boavista em seu canal oficial no YouTube, a Fla TV. A atitude do rubro-negro levou a Globo, no dia seguinte, 2 de julho, a rescindir o contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, abrindo mão de transmitir as partidas restantes do campeonato Carioca. A emissora alegou que não faria mais sentido manter o contrato sendo que as cláusulas haviam sido descumpridas.

Lives e recordes
Esse imbróglio na decisão dos direitos de transmissão fez com que as etapas finais do Campeonato Carioca quebrassem recorde nas redes sociais. Após o jogo do Flamengo, que quebrou recordes de acessos simultâneos na Fla TV, o Fluminense bateu um novo marco na semana passada, ao derrotar o rubro-negro, nos pênaltis, na final da Taça Rio. A live do jogo alcançou 3,597 milhões de acessos simultâneos, angariando o título de evento ao vivo mais visto da história do YouTube no mundo.

Mesmo com o sucesso das transmissões online, os clubes envolvidos na final ainda tentavam negociar a transmissão com uma emissora aberta. Depois da tentativa frustrada de acordo com a Record, o Flamengo conseguiu firmar uma proposta com o SBT, que oficializou a transmissão da partida nesse sábado, 11, com um comunicado oficial. “É com muita alegria que informamos que o SBT acaba de firmar contrato com o Clube de Regatas do Flamengo para adquirir, com exclusividade em televisão aberta e para todo território nacional, os direitos de transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2020 a ser realizado no dia 15 de julho às 21:00, que disputará com o Fluminense F.C. Esperamos poder realizar um grande evento, com muita qualidade e com a descontração característica do SBT para levar esse grande espetáculo aos torcedores, fãs do futebol e espectadores, especialmente neste momento tão delicado em que vive o mundo e o país.”, declarou a emissora, em nota.

A emissora ainda não deu detalhes sobre a equipe de narradores e comentaristas da partida. Apesar do longo jejum da transmissão de estaduais, o SBT é o atual detentor dos direitos da Copa do Nordeste, exibindo o torneio em suas afiliadas nos últimos anos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro

  • MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo