Globo lança pacotes comerciais para a Black Friday
Empresa também apresenta o Globo Brand Space, estúdio dedicado à produção de conteúdo com marcas parceiras
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Amanda Schnaider
25 de agosto de 2020 - 7h50
Em um evento virtual realizado nessa segunda-feira, 24, a Globo apresentou os pacotes comerciais para a Black Friday 2020. São os primeiros projetos comerciais que a empresa lança para a data após a unificação do portfólio dentro do projeto ‘Uma Só Globo’. “Estamos trazendo uma série de produtos que inovam a forma de apresentar as ofertas, as marcas e conseguem fazer estratégias que nós conseguimos desenhar a quatro mãos”, falou Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em publicidade da Globo, na abertura do evento.
O projeto da empresa, que envolve todas as marcas do Grupo Globo para a data, consiste em permitir que as agências e clientes construam ações criativas e customizadas para cada canal, seja TV aberta ou fechada ou digital, por meio do Globoplay, talentos e influenciadores digitais. Para estruturar todo esse programa, o grupo lança o Globo Brand Space, estúdio dedicado exclusivamente à produção de conteúdo com as marcas parceiras na Black Friday.
“Juntando as necessidades do mercado e a nossa capacidade de produção, entendemos que podemos entregar um produto diferenciado no mercado”, afirmou Eduardo Becker, diretor de solução de negócios em conteúdo da Globo. O executivo ainda cita alguns desses conteúdos que poderão ser criados em parceria com as marcas no estúdio, como snacks de conteúdo, pensados para o ambiente digital; histórias social friendly, que geram conversas nas redes sociais; lives, para interação com os consumidores e compartilhamento de descontos e promoções; além de filmes criativos para o intervalo comercial, como comerciais para anunciar as ofertas mais quentes, fomentando a compra por impulso, e campanhas de conteúdo de marca, para veiculação no formato break exclusivo.Sergio Maria, diretor de serviços em publicidade da Globo, comentou que serão três tipos de cotas para os mercados regionais e locais: a Geo Big, Geo Smart e a Geo Start. “Começamos com cotas limitadas por praças e elas têm entrega avulsa na TV e no digital. A partir do momento que esses pacotes ficam maiores, a gente começa a agregar também entrega de mídia avulsa na TV fechada, entrega o Gshop e entregas dentro do conteúdo”, afirmou. Gshop é a plataforma de conversão da Globo. Além disso, o executivo falou sobre as cotas para mercados nacionais: “Para os anunciantes nacionais temos duas cotas bastante relevantes: a Master e a Black. Nas duas estão incluídos todos aqueles primeiros benefícios que o Becker citou de utilização do conteúdo do Globo Brand Space”, complementou Maria.
Este projeto que estabelece um novo marco para as inserções de campanhas e promoções e até ações institucionais dentro do conceito multisserviços foi chamado de “Muito Além da Black Friday”, por justamente não durar apenas um dia, mas todo o mês de novembro, e por ser pensado para todo tamanho de anunciante e plataforma. De acordo com Sergio Maria, essa entrega está ancorada em alguns pilares que vão da prospecção à conversão e com serviços de inteligência desenvolvidos para atender dois objetivos: acompanhar os resultados e compartilhar as métricas, gerando insights e garantindo o conhecimento do consumidor em todo processo.
Consumidor de volta às compras
Além do novo pacote comercial para a Black Friday 2020, a Globo, por meio da plataforma Gente, realizou a pesquisa também intitulada de “Muito Além da Black Friday” para entender as necessidade e anseios dos consumidores para a data. O estudo constatou que 68% entrevistados têm o hábito de fazer compras durante as promoções da Black Friday e que sete em cada dez brasileiros deixaram de comprar algo durante os momentos da pandemia, o que representa um potencial animador para a retomada dos negócios.
Ouvindo 1700 consumidores maiores de 18 anos de todo o Brasil, das classes A, B e C, a pesquisa da Globo, realizada via online, ainda revela que 65% das pessoas estão enxergando na data uma oportunidade para se presentearem; 55% acreditam que ela será a melhor época para compras este ano; e 51% dizem que irão priorizar produtos de marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia. Outro fator relevante do levantamento diz respeito aos ambientes onde esse comprador vai buscar suas aquisições na data: 16% disseram que vão preferir as lojas físicas, 29% as lojas online, e 55% tanto nas tradicionais lojas físicas quanto as da internet.
“Um momento para os grandes, médios e pequenos empresários traçarem estratégias para impactar nove em cada dez pessoas que estão dispostas a comprar na Black Friday, sendo que 60% é o consumidor multiplataforma, que assiste a televisão e que também navega online”, comentou Henrique Simões, especialista em varejo da área inteligência de mercado da Globo.
**Crédito da imagem no topo: reprodução
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