Assinar

SBT está próximo de fechar acordo para ter Libertadores

Buscar

SBT está próximo de fechar acordo para ter Libertadores

Buscar
Publicidade
Mídia

SBT está próximo de fechar acordo para ter Libertadores

Emissora está próxima de fechar acordo para exibir o principal torneio de futebol do continente; Globo rescindiu contrato com a Conmebol em agosto


8 de setembro de 2020 - 9h30

(Crédito: Getty Images)

O SBT e a Conmebol estão e negociações adiantadas para fechar um acordo de transmissão da Copa Libertadores de América neste e nos próximos dois anos. A informação foi dada com exclusividade pelo blog de Rodrigo Mattos, no UOL, e posteriormente confirmada por Meio & Mensagem junto à fontes do mercado publicitário.

Desde quando a Globo anunciou a rescisão de contrato com a Conmebol, no início de agosto, a empresa, detentora dos direitos de transmissão do principal torneio de futebol do continente, deu início a conversas com outros veículos, inclusive com emissoras de TV aberta do Brasil. Essas conversas com outras emissoras ainda estão acontecendo, mas é com o SBT que o acerto está mais próximo de ser concluído.

O interesse do SBT no esporte foi despertado em julho, quando a emissora negociou com o Flamengo para a exibição da final do Campeonato Carioca. Na ocasião, clube e emissora aproveitaram o texto da MP do futebol, que concede ao clube mandante o direito unilateral de negociação dos direitos de transmissão de suas partidas. Como não havia fechado acordo com a Globo para a exibição do Campeonato Carioca em sua grade, o Flamengo fez um acordo com o SBT apenas para a exibição da final, disputada contra o Fluminense. O jogo rendeu bons índices de audiência e bons contratos comerciais para a emissora. Após a final, executivos do SBT demonstraram interesse em trazer o futebol em sua grade de programação.

Interrompida pela pandemia da Covid-19, a Libertadores da América irá retomar seus jogos a partir do próximo dia 15. A expectativa, portanto, é de que as negociações da Conmebol com o SBT (ou com outra emissora nacional) seja anunciada nos próximos dias.

A razão para a rescisão do contrato entre a Conmebol e a Globo foi financeira. Em virtude da pandemia da Covid-19, que interrompeu os campeonatos esportivos em todo o mundo por mais de quatro meses, a Globo tentou renegociar os valores do acordo junto à Conmebol. “Diante do cenário extremamente desafiador provocado pela crise econômica e potencializado pela pandemia de Covid-19, a Globo vem fazendo uma revisão completa de seu portfólio de direitos”, diz o início do comunicado. Em nota, divulgada no início de agosto, a emissora explicou que, nesse contexto, tentou renegociar com a Conmebol o contrato de transmissão da Libertadores, que era válido até 2022, mas não obteve sucesso. “Assim, não restou alternativa à Globo a não ser rescindir o contrato”, disse a Globo.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra