“Buscamos fortalecer a presença local”, diz diretora do TikTok
Kim Farrell, líder de marketing do TikTok para a América Latina, detalha estratégias para o mercado brasileiro
“Buscamos fortalecer a presença local”, diz diretora do TikTok
Buscar“Buscamos fortalecer a presença local”, diz diretora do TikTok
BuscarKim Farrell, líder de marketing do TikTok para a América Latina, detalha estratégias para o mercado brasileiro
Thaís Monteiro
29 de setembro de 2020 - 6h00
Durante a pandemia, em que o uso do aplicativo cresceu, o TikTok recebeu uma série de marcas querendo apostar na criatividade e grande número de jovens presentes na plataforma na Bytedance. Enquanto empresas como Magalu, Nestlé, Gol e Telecine chegavam no app, também foi durante o período em que o aplicativo começou a apostar em ações de branding mais expressivas no Brasil.
O TikTok fez uma ação no Big Brother Brasil 2020 e se tornou patrocinador da 12ª edição do reality A Fazenda, da Record TV. Antes disso, a rede social foi patrocinadora máster do Camarote da Ivete Sangalo, em Salvador, onde proporcionou uma experiência de imersão no clipe “Mundo Vai” aos convidados. E, mais recentemente, o TikTok firmou uma parceria de conteúdo exclusivo com a Copa do Brasil, e começou a transmitir eventos, como o YouPix Summit deste ano.
O projeto de A Fazenda foi criado em parceria com a Publicis, que conquistou a conta de mídia do TikTok no Brasil em um processo de concorrência global. Todos esses movimentos recentes correspondem a estratégia da plataforma, que busca ampliar a presença no País. Apesar disso, a plataforma TikTok for Business, para anunciantes, ainda não foi lançada no Brasil. Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina, diz que a empresa trabalha com os próprios parceiros, sejam eles anunciantes, agências ou produtoras para os projetos de marcas.“Embora o TikTok seja uma plataforma global, nós sempre estivemos comprometidos em oferecer aos nossos usuários uma experiência local personalizada, que reflita a sua cultura por meio de dezenas de parcerias, lives, talks, lançamentos de músicas e parcerias variadas com artistas de grande relevância”, afirma Farrell.
Ao Meio & Mensagem, a executiva detalhou os planos para o Brasil e comentou o processo que a plataforma enfrenta nos Estados Unidos e a concorrência com plataformas adotando ferramentas semelhantes ao app chinês, como fez o Instagram com o Reels.
Meio & Mensagem – Nos Estados Unidos o TikTok enfrentou questionamentos e decretos de Trump. Baseada na relação de inspiração que o presidente do Brasil tem com o presidente estadunidense, vocês se preparam para uma situação similar no Brasil?M&M – Há previsões para a plataforma de anunciantes ser lançada no Brasil?
Atualmente, o TikTok se concentra em continuar criando a melhor experiência na plataforma possível para nossos usuários. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos criadores e parceiros para criar uma comunidade divertida, positiva e abrangente. Nossas equipes lançaram e continuarão lançando recursos novos, divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e os recursos para os usuários criarem conteúdo de alta qualidade. Não temos muito detalhes sobre quando a plataforma de anunciantes deve ser lançada, mas enquanto isto não acontece, nosso foco continua sendo oferecer aos nossos usuários a melhor experiência no aplicativo.
M&M – Enquanto não é lançada, como vocês trabalham com as marcas que querem estar presentes na plataforma? São projetos à seis mãos?
São sempre projetos a várias mãos, como foi o caso recente do lançamento da Manu Gavassi, que é uma artista, mas também é uma marca e uma influenciadora digital. Manu criou um personagem, seu alterego, a Malu Gabatti, e nós trabalhamos juntos para possibilitar que a Manu encontrasse seu jeito próprio e autêntico de entrar na plataforma. Foi uma troca muito legal, porque ela pôde explorar a criatividade, aliando as ferramentas que temos disponíveis. Como a plataforma é uma experiência de tela cheia e imersiva, os usuários sempre estarão 100% focados no conteúdo da marca. As marcas estão cada vez mais empolgadas com o TikTok porque veem aqui um terreno fértil para engajar com seu público em diferentes maneiras, aumentando a afinidade com ele. Costumo dizer que o TikTok é para todo mundo, incluindo pessoas e marcas, independente do segmento.
M&M – O TikTok fez ativações no BBB e em A Fazenda. São dois reality shows. Qual é a ligação do TikTok com realities?
São programas com enormes audiências e que permanecem no ar durante muitos meses. Nossa primeira parceria, com o BBB, foi muito interessante porque pudemos mostrar para uma grande audiência algo que é muito popular no aplicativo, que são os desafios. Agora, em A Fazenda, essa parceria pode ser mais bem trabalhada, com uma exposição ainda maior das possibilidades que a plataforma oferece e dinâmicas que acontecem o tempo todo e influenciam o que acontece dentro do reality e também o público, que está aqui fora. Isto sem contar que a atmosfera da diversão, da descontração, da liberdade das pessoas se expressarem e criarem são conceitos comuns tanto aos realities, quanto ao TikTok, uma sinergia que é muito interessante para ambos.
M&M – Qual é a importância do Brasil na estratégia global do app? Ou então na América Latina?
O Brasil é um mercado bastante importante para o TikTok e, por isso, temos buscado fortalecer nossa presença local, seja por meio da parceria com marcas, com formadores de opinião e influenciadores. Estamos muito empolgados com a resposta positiva que recebemos no Brasil. E temos visto, todos os dias, brasileiros de todos os estilos de vida se unindo ao TikTok, mostrando suas habilidades criativas e seu cotidiano de maneira única e inspirando os outros através de suas experiências com o aplicativo. O brasileiro é um povo extremamente bem humorado e divertido, então, percebemos que essa tendência de crescimento que veio muito forte nos meses de isolamento social mais rígido se mantém. Muitas pessoas descobriram o TikTok e esperamos ver cada vez mais brasileiros se divertindo e se expressando de forma criativa na nossa plataforma.
Por que as marcas estão indo para o TikTok?
M&M – O que podemos esperar de futuro para a plataforma no Brasil?
Nós estamos construindo essa plataforma para o longo prazo e para continuar levando alegria, diversão, positividade para as pessoas pelos próximos anos. Estamos focados em desenvolver nossa comunidade local de criadores de conteúdo e promover a criatividade. São eles que nos ajudam a trazer para a plataforma temas que são relevantes para a cultura brasileira. Vamos continuar focados em oferecer aos nossos usuários a melhor experiência possível no aplicativo.
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash
Compartilhe
Veja também
Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos
Com envio de âncoras, repórteres e correspondentes, veículos de TV, jornais e portais preparam cobertura especial da mais acirrada disputa do país
ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade