“Buscamos fortalecer a presença local”, diz diretora do TikTok
Kim Farrell, líder de marketing do TikTok para a América Latina, detalha estratégias para o mercado brasileiro
“Buscamos fortalecer a presença local”, diz diretora do TikTok
Buscar“Buscamos fortalecer a presença local”, diz diretora do TikTok
BuscarKim Farrell, líder de marketing do TikTok para a América Latina, detalha estratégias para o mercado brasileiro
Thaís Monteiro
29 de setembro de 2020 - 6h00
Durante a pandemia, em que o uso do aplicativo cresceu, o TikTok recebeu uma série de marcas querendo apostar na criatividade e grande número de jovens presentes na plataforma na Bytedance. Enquanto empresas como Magalu, Nestlé, Gol e Telecine chegavam no app, também foi durante o período em que o aplicativo começou a apostar em ações de branding mais expressivas no Brasil.
O TikTok fez uma ação no Big Brother Brasil 2020 e se tornou patrocinador da 12ª edição do reality A Fazenda, da Record TV. Antes disso, a rede social foi patrocinadora máster do Camarote da Ivete Sangalo, em Salvador, onde proporcionou uma experiência de imersão no clipe “Mundo Vai” aos convidados. E, mais recentemente, o TikTok firmou uma parceria de conteúdo exclusivo com a Copa do Brasil, e começou a transmitir eventos, como o YouPix Summit deste ano.
O projeto de A Fazenda foi criado em parceria com a Publicis, que conquistou a conta de mídia do TikTok no Brasil em um processo de concorrência global. Todos esses movimentos recentes correspondem a estratégia da plataforma, que busca ampliar a presença no País. Apesar disso, a plataforma TikTok for Business, para anunciantes, ainda não foi lançada no Brasil. Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina, diz que a empresa trabalha com os próprios parceiros, sejam eles anunciantes, agências ou produtoras para os projetos de marcas.“Embora o TikTok seja uma plataforma global, nós sempre estivemos comprometidos em oferecer aos nossos usuários uma experiência local personalizada, que reflita a sua cultura por meio de dezenas de parcerias, lives, talks, lançamentos de músicas e parcerias variadas com artistas de grande relevância”, afirma Farrell.
Ao Meio & Mensagem, a executiva detalhou os planos para o Brasil e comentou o processo que a plataforma enfrenta nos Estados Unidos e a concorrência com plataformas adotando ferramentas semelhantes ao app chinês, como fez o Instagram com o Reels.
Meio & Mensagem – Nos Estados Unidos o TikTok enfrentou questionamentos e decretos de Trump. Baseada na relação de inspiração que o presidente do Brasil tem com o presidente estadunidense, vocês se preparam para uma situação similar no Brasil?M&M – Há previsões para a plataforma de anunciantes ser lançada no Brasil?
Atualmente, o TikTok se concentra em continuar criando a melhor experiência na plataforma possível para nossos usuários. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos criadores e parceiros para criar uma comunidade divertida, positiva e abrangente. Nossas equipes lançaram e continuarão lançando recursos novos, divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e os recursos para os usuários criarem conteúdo de alta qualidade. Não temos muito detalhes sobre quando a plataforma de anunciantes deve ser lançada, mas enquanto isto não acontece, nosso foco continua sendo oferecer aos nossos usuários a melhor experiência no aplicativo.
M&M – Enquanto não é lançada, como vocês trabalham com as marcas que querem estar presentes na plataforma? São projetos à seis mãos?
São sempre projetos a várias mãos, como foi o caso recente do lançamento da Manu Gavassi, que é uma artista, mas também é uma marca e uma influenciadora digital. Manu criou um personagem, seu alterego, a Malu Gabatti, e nós trabalhamos juntos para possibilitar que a Manu encontrasse seu jeito próprio e autêntico de entrar na plataforma. Foi uma troca muito legal, porque ela pôde explorar a criatividade, aliando as ferramentas que temos disponíveis. Como a plataforma é uma experiência de tela cheia e imersiva, os usuários sempre estarão 100% focados no conteúdo da marca. As marcas estão cada vez mais empolgadas com o TikTok porque veem aqui um terreno fértil para engajar com seu público em diferentes maneiras, aumentando a afinidade com ele. Costumo dizer que o TikTok é para todo mundo, incluindo pessoas e marcas, independente do segmento.
M&M – O TikTok fez ativações no BBB e em A Fazenda. São dois reality shows. Qual é a ligação do TikTok com realities?
São programas com enormes audiências e que permanecem no ar durante muitos meses. Nossa primeira parceria, com o BBB, foi muito interessante porque pudemos mostrar para uma grande audiência algo que é muito popular no aplicativo, que são os desafios. Agora, em A Fazenda, essa parceria pode ser mais bem trabalhada, com uma exposição ainda maior das possibilidades que a plataforma oferece e dinâmicas que acontecem o tempo todo e influenciam o que acontece dentro do reality e também o público, que está aqui fora. Isto sem contar que a atmosfera da diversão, da descontração, da liberdade das pessoas se expressarem e criarem são conceitos comuns tanto aos realities, quanto ao TikTok, uma sinergia que é muito interessante para ambos.
M&M – Qual é a importância do Brasil na estratégia global do app? Ou então na América Latina?
O Brasil é um mercado bastante importante para o TikTok e, por isso, temos buscado fortalecer nossa presença local, seja por meio da parceria com marcas, com formadores de opinião e influenciadores. Estamos muito empolgados com a resposta positiva que recebemos no Brasil. E temos visto, todos os dias, brasileiros de todos os estilos de vida se unindo ao TikTok, mostrando suas habilidades criativas e seu cotidiano de maneira única e inspirando os outros através de suas experiências com o aplicativo. O brasileiro é um povo extremamente bem humorado e divertido, então, percebemos que essa tendência de crescimento que veio muito forte nos meses de isolamento social mais rígido se mantém. Muitas pessoas descobriram o TikTok e esperamos ver cada vez mais brasileiros se divertindo e se expressando de forma criativa na nossa plataforma.
Por que as marcas estão indo para o TikTok?
M&M – O que podemos esperar de futuro para a plataforma no Brasil?
Nós estamos construindo essa plataforma para o longo prazo e para continuar levando alegria, diversão, positividade para as pessoas pelos próximos anos. Estamos focados em desenvolver nossa comunidade local de criadores de conteúdo e promover a criatividade. São eles que nos ajudam a trazer para a plataforma temas que são relevantes para a cultura brasileira. Vamos continuar focados em oferecer aos nossos usuários a melhor experiência possível no aplicativo.
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra