Band fecha acordo pelos direitos da Fórmula 1
Transmissão envolve TV aberta, fechada, rádio e plataformas digitais do grupo; competição foi transmitida pela Globo nos últimos 40 anos
Band fecha acordo pelos direitos da Fórmula 1
BuscarBand fecha acordo pelos direitos da Fórmula 1
BuscarTransmissão envolve TV aberta, fechada, rádio e plataformas digitais do grupo; competição foi transmitida pela Globo nos últimos 40 anos
Bárbara Sacchitiello
5 de fevereiro de 2021 - 6h00
Atualizada às 12h20
A Band será a nova emissora da Fórmula 1 no Brasil em 2021. A Liberty Media, proprietária dos direitos da competição automobilística, está em fase final de acertos com a emissora para a liberação dos direitos da temporada deste ano. De acordo com o apurado por Meio & Mensagem, os detalhes finais do acordo estão sendo ajustados e o anúncio deve ocorrer em breve.
Informações sobre o plano comercial da temporada da Fórmula 1 da Band já começaram a circular nesta quinta-feira, 4, no mercado publicitário. Segundo apurações de Meio & Mensagem, o acordo é multiplataforma e compreende a exibição de todas as provas da temporada 2021 nas emissoras de TV e também nas rádios do grupo.
Na manhã sexta-feira, 5, a Band publicou em seu site oficial que, “a exemplo de outras emissoras, também está mantendo contato com a Fórmula 1, mas não há nenhum contrato assinado por enquanto” e que, “caso haja um acordo”, emitirá um comunicado oficial. Segundo apuração da reportagem, a emissora espera apenas as definições jurídicas para anunciar a parceria.
Globo oficializa saída da Fórmula 1 da grade
Desde então, a situação da exibição da Fórmula 1 no Brasil ficou indefinida. Assim que a Globo anunciou a não-renovação do contrato, os direitos de transmissão da competição no Brasil passaram a ser administrados pela Rio MotorSports, que chegou a tentar negociar os direitos com outras emissoras de TV do País. A parceria, porém, acabou não indo adiante e as negociações voltaram para as mãos da Liberty Media.
Ainda em 2020, a Globo voltou a se aproximar da Liberty Media e tentar novas rodadas de negociação. Havia até uma expectativa do mercado publicitário de que o acordo com a Globo fosse fechado nesses dias, uma vez que a temporada 2021 já começa em março. As novas propostas feitas pela Globo, no entanto, acabaram não resultando em acordo com a Liberty Media e a proposta da Band avançou.
Nesta sexta-feira, 5, a Globo divulgou um comunicado confirmando que as negociações para a aquisição dos direitos da Fórmula 1 não foram concluídas. “A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo”, diz a emissora, em nota.
Desde o ano passado a Band vem fazendo investimentos para retomar o conceito de “canal do esporte”, maneira como era conhecida nas décadas de 1980 e 1990. A empresa adquiriu direitos como o campeonato brasileiro feminino de futebol, campeonato italiano, campeonato brasileiro sub-20, além de ter ampliado parceria com a NBA. Também retomou o programa Show do Esporte, aos domingos.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo