TikTok e Kwai se aproximam do universo esportivo
As redes sociais de vídeos curtos buscam se consolidar cada vez mais no âmbito esportivo e se associam ao futebol nacional e internacional
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Valeria Contado
1 de junho de 2021 - 6h00
Atualizado em 01/06, às 18:08.
Dentro das quatro linhas, o futebol continua com as suas regras e dinâmicas tradicionais. Além da adição do VAR, pouca coisa mudou em campo. No entanto, fora do gramado as dinâmicas de transmissão têm se alterado e tomado formatos cada vez mais interativos.
Com isso, as redes sociais de vídeos curtos – TikTok e Kwai – estão se tornando aliadas para garantir o dinamismo na criação e exibição de conteúdo esportivo. Se aproximar de um dos esportes mais cativantes do mundo se tornou a estratégia das duas plataformas que, atualmente, contam com clubes de grande relevância em sua base de usuários como Corinthians, São Paulo e Palmeiras no Tiktok, e Santos, Botafogo e Flamengo com o Kwai. A novidade, contudo, fica por conta das parcerias e até mesmo transmissões de partidas inteiras adquiridas pelas redes.
Kwai investe no verde e amarelo
No último sábado, 29, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou a parceria entre o Brasileirão Assaí 2021 com o Kwai. A plataforma promete levar aos fãs de esporte conteúdos exclusivos e interativos com os jogadores da competição, votações, comemorações e até filtros exclusivos.
O Brasileirão Assaí 2021 já tem seu perfil na rede social e já conta com os destaques da primeira rodada, que teve início no sábado. A estreia ficou marcada por um vídeo no qual o campeonato comemora a sua chegada ao app.
Recentemente, o Kwai divulgou através de uma conferência online, que seria patrocinador da Copa América. A competição realizada pela Conmebol tem o SBT como detentor dos direitos de transmissão. Nesse caso, a plataforma deve ser responsável pela produção de conteúdos exclusivos e lives com personalidades do esporte.
Kwai fecha patrocínio da Copa América 2021
Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da Conmebol, fala sobre a importância de firmar a parceria com a plataforma. “O Kwai é a primeira rede social que nos acompanha. Parte dos objetivos da Conmebol é estar mais perto dos torcedores”. Para ele é relevante se aproximar cada vez mais de quem consome futebol.
Até o momento o Kwai já divulgou live com nomes como Jackson Follman, ex-goleiro da Chapecoense, e a parceria com o canal Dibradoras, cujo conteúdo é voltado a futebol, mas é comandando por mulheres. Além disso, a empresa revelou que uma das buscas constantes é ampliar a sua base de usuários, e um de seus planos é investir em criadores de conteúdo que falem sobre futebol.
“Nosso objetivo é trabalhar com os produtores de esportes de diversas características. Queremos incentivá-los a criarem e verem no kwai uma fonte de divulgação do trabalho e de monetização”, explicou Mariana Sensini, Country Managing Director do Kwai no Brasil, em entrevista ao Meio & Mensagem.
A inserção do Kwai no meio esportivo começou com a parceria formada entre a plataforma e a Band para a produção e divulgação do reality Microfone Aberto, em que emissora e aplicativo convidavam os usuários para uma disputa a fim de escolher o novo comentarista do programa Jogo Aberto, comandado pela jornalista Renata Fan.
A estratégia de mídia desse reality foi desenvolvida pela agência Ogilvy, que explicou que uma das pretensões do Kwai é crescer e se aproximar cada vez mais dos torcedores. “A TV aberta é uma das mídias de maior cobertura nacional, então, encontrar uma maneira inteligente de integrá-la a estratégia de digital e social de Kwai é o caminho para alcançarmos os objetivos da marca no Brasil”, comentou Karina Ribeiro, CMO e New Business Leader da Ogilvy Brasil.
Titktok em território europeu
O Tiktok também tem novidades na sua base voltada ao conteúdo esportivo. Durante a transmissão da final da UEFA Champions League, exibida pelo TNT Sports, o narrador André Henning informou que o conglomerado pertencente a WarnerMedia fechou uma parceria inédita com a rede social.
A partir da próxima quarta-feira, 2, amistosos entre seleções europeias poderão ser transmitidos pelo perfil da TNT Sports no Tiktok. O acordo prevê a transmissão integral de sete jogos. “Esta iniciativa reforça a expertise da WarnerMedia em levar o melhor conteúdo esportivo aos fãs, em qualquer plataforma e lugar”, pondera Mauro Borges, diretor de Ad Sales da WarnerMedia Brasil.
O primeiro jogo que deve ir ao ar através do perfil da TNT no Tiktok será entre Alemanha e Dinamarca, no dia 2, às 16h. Além da rede social, a partida também pode ser assistida através do Estádio TNT Sports – streaming – e pelo canal Space.
Esse, no entanto, não é o primeiro investimento do Tiktok no futebol. Uma das ações mais recentes foi o convite que a plataforma fez à Lu, da Magalu, para comentar uma partida de futebol, válida pela Copa do Nordeste.
Na ocasião, a brand persona fez um freela comentando o jogo entre Bahia e CRB-AL. Essa ação fez parte do projeto #FutebolArte, desenvolvido pela plataforma em 2020, que visa promover conteúdos exclusivos voltados ao meio do futebol.
O projeto é, também, uma forma que o aplicativo encontrou de se aproximar dos torcedores. O Tiktok propôs lives, desafios e transmissões ao vivo que seriam direcionados aos torcedores. Além disso, em 2020, o Tiktok foi patrocinador da edição da Copa Continental do Brasil, que teve o Palmeiras como campeão. A rede social teve ativações nos estádios, além de um programa de segunda tela, contando também com conteúdos exclusivos.
Para 2021, a parceria com a Copa do Brasil foi renovada nesta terça-feira, 01. O Tiktok anunciou que deve começar a fazer ativações a partir da terceira fase da edição 2021. O perfil @CopaDoBrasil terá lives e desafios. Além disso, a plataforma deve realizar resenhas no decorrer dos jogos, convidando criadores de conteúdo e torcedores. Os fãs de esporte podem encontrar os conteúdos e efeitos através da hashtag oficial da competição #CopaDoBrasilNoTikTok.
No entanto, o aplicativo não parou no futebol. Em sua grade de conteúdos, o Tiktok também conta com UFC. As transmissões começaram com a luta entre Blaydes e Lewis, em Las Vegas, através do perfil do UFC. Além disso, as contas do UFC, UFC Russia, UFC Brasil e UFC Europe produzem conteúdo exclusivo.
Assim como o Kwai, a busca do Tiktok vai além das transmissões. A plataforma quer fortalecer o seu ecossistema se aproximando cada vez mais dos esportes. “Como plataforma, estamos realmente focados em criar um ecossistema diversificado de conteúdo que envolva nossa comunidade, que inclui fãs de esportes desde os mais assíduos até os mais casuais”, conta Harish Sarma Head global de desenvolvimento de negócios de conteúdo no TikTok, em entrevista para o Meio & Mensagem.
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