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Realities ampliam engajamento das marcas no digital

Levantamento da Comscore aponta que engajamento do formato nas redes sociais aumentou 20% em 2020 na comparação com o ano anterior


23 de agosto de 2021 - 6h00

A força do gênero reality show como plataforma para engajamento digital entre marcas e consumidores é atestada por uma pesquisa conduzida pela Comscore, que analisou a audiência e interação em redes sociais com esse tipo de programa no decorrer de 2020.

MasterChef, um dos realities da TV brasileira exibido na tela da Band (Crédito: Divulgação/Band)

O levantamento “Reality Show: Conectando o Brasil” mostra que houve um crescimento total da audiência digital na categoria reality show de 20% na comparação com 2019, chegando a um total de 41 milhões de usuários engajados. A quantidade de ações promovidas em torno do formato em 2020 foi 3,7 vezes maior do que no ano anterior, chegando a 247 milhões.

O número de video views sobre os realities aumentou 200% e os compartilhamentos tiveram alta de 120% nos canais digitais. Foram feitos, no ano passado, 31 mil posts nas páginas dos realities no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, gerando 3,2 milhões de compartilhamentos.

As marcas aproveitaram esse cenário para criar ações e patrocinar conteúdos nas redes. A Comscore relata que o Facebook contabilizou 315 ações de branded content de 47 patrocinadores diferentes de realities, que geraram 1,3 milhão de interações de 16 milhões de views. Já o Instagram teve 150 posts patrocinadas por 30 marcas, que resultaram em 1,1 milhão de interações e 263 mil comentários. O estudo aponta que o Instagram liderou em audiência e quantidade de conteúdos postados, enquanto o Twitter foi recordista no número de ações geradas.

“Quando falamos de televisão no Brasil, as redes sociais se tornaram a segunda tela para comentar os principais eventos. Nos últimos anos, os reality shows viraram grandes cases de engajamento entre marcas e consumidores por meio de audiência desses programas”, relata Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore no Brasil.

O relatório identificou, ainda, 12 milhões de autores únicos postando sobre os realities nas suas redes sociais. Entre eles, segundo informações em seus perfis, 39% são executivos, 19% são artistas, 18% são professores ou palestrantes e 6% são jornalistas. Além disso, 86% demonstram alegria em suas publicações e, do total, 63% são mulheres e 37% são homens.

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