Assinar

Onde os brasileiros gostam de ver publicidade?

Buscar

Onde os brasileiros gostam de ver publicidade?

Buscar
Publicidade
Mídia

Onde os brasileiros gostam de ver publicidade?

Edição 2021 do estudo Media Reactions, da Kantar, mostra que consumidores do País preferem anúncios em eventos patrocinados e em mensagens de influenciadores


28 de setembro de 2021 - 6h00

(Crédito: iStock)

Criar uma estratégia de comunicação passa, sobretudo, pela identificação de quais meios – e de que forma – as pessoas gostam mais de receber as mensagens publicitárias das marcas. Para compreender a aceitação das pessoas em relação à publicidade nos diferentes veículos online e off-line, a Kantar publica a edição 2021 do estudo Media Reactions, que mapeia o quão abertos os consumidores estão a receber publicidade em diferentes canais. O estudo é construído com base nas perspectivas de analistas da área de mídia e do público consumidor.

Como conclusões principais, a pesquisa mostra que, em âmbito global, os chamados meio de comunicação tradicionais (como cinema, eventos patrocinados e revistas) ainda lideram na preferência dos consumidores na hora de receber publicidade. Segundo a pesquisa, o meio Cinema aparece como o preferido pelo público para receber mensagens publicitárias, seguido de eventos patrocinados, revistas, anúncios em podcasts e anúncios em jornais.

Esse ranking global é um pouco diferente do recorte brasileiro, que mostrou meios diferentes como os preferidos do público. Na análise do mercado nacional, os eventos patrocinados aparecem como o principal canal pelo qual as pessoas gostam de visualizar publicidade. Na segunda posição, aparece a mídia out-of-home (mídia exterior), seguida da publicidade em revistas. A lista brasileira é completada por digital OOH (a publicidade exterior, porém veiculada em telas digitais) e por anúncios em jornais.

O recorte brasileiro da pesquisa também avaliou os canais online preferidos do público, em termos de recepção de conteúdo publicitário. Nesse ranking, o conteúdo de influenciadores lidera como o tipo de mídia em que as pessoas mais gostam de receber e visualizar conteúdo publicitário. Em segundo lugar na preferência online dos brasileiros aparecem os anúncios em podcasts, seguidos dos anúncios nas plataformas de e-commerce, anúncios nas mídias sociais e anúncios de displays.

O Media Reactions também procurou mapear as plataformas digitais em que as pessoas se sentem mais à vontade para receber mensagens publicitárias. Nesse quesito, o campeão foi o TikTok, que pela primeira vez aparece liderando o ranking de plataformas do estudo. Na sequência, o estudo aponta a Amazon como a segunda plataforma pela qual as pessoas mais se sentem à vontade em receber conteúdo publicitário. O Instagram aparece em terceiro lugar, seguido pelo Google e pelo Twitter.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro

    Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro

    Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025

  • O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?

    O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?

    Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor