TikTok cria marketplace e ferramentas de shopping
Em evento global, marca da Bytedance também lança novos formatos de anúncios
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Thaís Monteiro
28 de setembro de 2021 - 14h02
Nesta terça-feira, 28, o TikTok realizou o TikTok Worlds, primeiro evento global da empresa para comunicar agências e anunciantes sobre as novidades da plataforma para anúncios e social commerce, além de recomendar as boas práticas de presença no app. O evento ocorre na mesma semana em que o aplicativo chegou a marca de um bilhão de usuários ativos por mês.
Dentre as novidades, a plataforma da chinesa Bytedance apresentou o Creator Marketplace, uma plataforma que reunirá dados de 35 mil criadores de conteúdo parceiros do TikTok em 20 países onde o aplicativo está presente. O objetivo é facilitar a seleção de parceiros que conhecem o funcionamento da plataforma para fazer propostas comerciais e co-criar campanhas. Através desse marketplace, também é possível publicar uma proposta de campanha e receber aplicações desses criadores de conteúdo que desejam participar. O nome desse último recurso é Open Application Campaigns.
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A plataforma está empenhada em diminuir a fricção para a entrada de marcas no TikTok, por isso está disponibilizando recursos de edição na versão desktop do TikTok For Business, e está lançando o Dynamic Ads, uma forma de edição que captura diversas câmeras de um mesmo take para entregar a versão de um vídeo mais adequada para cada usuário.
O TikTok também comunicou sua entrada na tendência do social commerce através do projeto TikTok Shopping. O TikTok Shopping se trata de uma série de iniciativas que auxilia usuários na descoberta de marcas e aquisição dos produtos ou serviços. Todo o processo, inclusive a entrega dos produtos pode ser feita pelo TikTok, mas também é possível que empresas o façam com terceiros. A inspiração para essa coletânea de recursos vem do próprio comportamento dos usuários que usam o aplicativo para recomendar ou fazer resenhas sobre produtos. A hashtag #TikTokMadeMeBuyIt (“o TikTok me fez comprar”, em tradução livre), uma espécie de boca-a-boca digital, tem bilhões de visualizações.
Assim, o TikTok está possibilitando que perfis comerciais criem uma aba com o catálogo de seus produtos, criou links de produtos para uso em lives e vídeos no feed e modelos de anúncios que permitem inclusão de produtos, como o Collection Ads (galeria para vídeos in feed que direciona o usuário para o site da empresa ou para a aquisição) e o Dynamic Showcase Ads (vídeos sobre produtos que podem ser criados a partir de uma série de templates desenvolvidos pelo time do TikTok).No campo dos anúncios, a plataforma aprimorou a compra de mídia para servir um modelo “Reach and Frequency”, em que os anunciantes podem estabelecer o alcance ou impressões que querem receber na compra de mídia. O objetivo do TikTok com esse último é dar mais transparência, eficiência, confiança e paz de espírito para os anunciantes, sem que eles desperdicem investimento. Outras novidades são: o Instant Articles, recurso que entrega mais conteúdo sobre a marca sem que o usuário saia do aplicativo; adesivos clicáveis que apresentam produtos; Geasture Ads, tipo de anúncio interativo em que o usuário pode, por exemplo, deslizar o dedo para conhecer mais informações; o Storytime look, anúncio também interativo em que o usuário escolhe o desfecho do filme apresentado; e o Lead Generation, anúncio in feed com formulários através dos quais os usuários interessados pela marca podem compartilhar mais informações pessoais.
Todos os novos serviços contam com parceiros terceirizados para tornar a experiência das marcas na produção de conteúdo e suas métricas mais eficientes, mas o TikTok também desenvolve estudos internos para colaborar com dados. O TikTok Brand Lyft Study é uma pesquisa que a plataforma realiza a partir de questionários com usuários, mas ainda está em processo de validação pela Kantar e Nielsen.
Além das inovações listadas, a marca da Bytedance comunicou que prepara uma ferramenta que une mídia, criadores e comunidade para 2022.Compartilhe
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