AT&T anuncia venda da Xandr à Microsoft
Transação reforça esforços publicitários da big tech para segmento de TV conectada
Transação reforça esforços publicitários da big tech para segmento de TV conectada
Giovana Oréfice
21 de dezembro de 2021 - 15h09
A AT&T anunciou nesta terça-feira, 21, que irá vender a Xandr, empresa de tecnologia voltada para a publicidade, à Microsoft, conforme pulicado pela AdWeek. A parceria entre os dois players já dura dez anos e, agora, a movimentação deverá reforçar os esforços de publicidade da big tech em TV conectada. Segundo o portal AdWeek, detalhes financeiros não foram divulgados.
A Xandr opera com leque de tecnologia em anúncios, o que inclui plataformas de DSP e SSP, que correspondem a plataformas que auxiliam e otimizam a compra de mídia digital e proporcionam a venda de maneira automatizada, respectivamente. O negócio conta também com servidor próprio, entre outros recursos.
Segundo o comunicado, as tecnologias complementam a oferta de publicidade da Microsoft e visam “acelerar a entrega de publicidade digital e soluções de mídia de varejo para a web”, por meio da combinação da inteligência de público da companhia, tecnologia e base de clientes de publicidade global com a plataforma da Xandr, baseada em dados em escala.
“Com o talento e a tecnologia de Xandr, a Microsoft pode acelerar a entrega de suas soluções de publicidade digital e mídia de varejo, transformando o mercado de anúncios digitais do amanhã em mercado que respeite as preferências de privacidade do consumidor, entenda os relacionamentos dos publishers com os consumidores e ajude os anunciantes a atingir seus objetivos”, afirma Mikhail Parakhin, presidente de experiências na Web da Microsoft.
A parceria indica que a plataforma pode auxiliar a Microsoft a monetizar “dados próprios e operados, busca, LinkedIn (que é da Microsoft) e todos os dados de forma mais eficaz do que pode fazer atualmente, por meio de acesso mais direto à oferta e demanda”, diz Shiv Gupta, sócio-gerente da U of Digital. À medida que os cookies de terceiros desaparecem, essa perspectiva se torna ainda mais atraente. “O Xandr dá à Microsoft uma chance em publicidade TV conectada — atualmente, são fracos no segmento — e ajuda a monetizar o Xbox de forma mais eficaz”, acrescenta.
A AT&T lançou o Xandr em 2018 após a aquisição da AppNexus. O nome é retirado do fundador da AT&T Alexander Graham Bell. Em 2020, a empresa foi incorporada à WarnerMedia. Agora, com a fusão pendente da WarnerMedia e Discovery, a AT&T anuncia a venda de seu negócio de publicidade.
**Crédito da imagem do topo: koto feja/iStock
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra