Kwai lista 8 tendências em vídeos curtos para 2022
Plataforma coloca a live-commerce e aprimoramento das técnicas de SEO entre os recursos que devem movimentar os aplicativos do gênero
Kwai lista 8 tendências em vídeos curtos para 2022
BuscarKwai lista 8 tendências em vídeos curtos para 2022
BuscarPlataforma coloca a live-commerce e aprimoramento das técnicas de SEO entre os recursos que devem movimentar os aplicativos do gênero
Meio & Mensagem
13 de janeiro de 2022 - 6h00
Os anos de 2021 e 2020 representaram o período da ascensão dos aplicativos de vídeos curtos. Com um ritmo ágil, dinâmico e espaço para humor, desafios e brincadeiras, plataformas como TikTok e Kwai explodiram entre a Geração Z e acabaram entrando no radar dos anunciantes.
Para 2022, a tendência é que o interesse pelos vídeos curtos continue em alta. E as plataformas estão se estruturando para aproveitar ainda mais esse momento. Em 2021, o Kwai estruturou uma equipe comercial para conduzir os negócios no País, que conta com profissionais de grande experiência no mercado. No fim do ano, o hub comercial brasileiro ganhou o status de responsável pelos negócios publicitários de toda a região da América Latina.
Com base nas preferências e comportamentos dos usuários, a plataforma elaborou uma lista de oito tendências que devem nortear o universo dos vídeos curtos no ano. Live-commerce, aprimoramento das técnicas de SEO e até mesmo a diminuição do ritmo das postagens estão entre elas. Veja:
1- Livestream e-commerce
As lives de vendas de produtos, que se tornaram mais populares nos últimos anos, tendem a ter ainda mais espaço também no universo dos vídeos curtos. O Kwai destaca a possibilidade de o formato permitir uma conexão direta com a audiência, por conta dos apresentadores e influenciadores que conduzem as vendas e, também, a facilidade de permitir que o usuário compre o produto diretamente da tela, com um clique.
2- Storytelling
Uma plataforma que se popularizou por permitir a divulgação de conteúdos e narrativas individuais tende a continuar tendo as histórias como ferramenta principal. O Kwai alerta para a importância de criação de conteúdos que contem histórias e que sejam capazes de criar conexão com a audiência.
3- Personalidade das marcas
A presença de avatares, que representem as empresas nesse ambiente de vídeos curtos, deve ser mais numerosa neste ano. De acordo com o Kwai, a humanização das marcas por meio de seus personagens faz com que o consumidor se conecte mais e crie um vínculo que tende a impulsionar os negócios.
4- SEO para vídeos
Além de produzir vídeos com criatividade e potencial de engajamento, é necessário também conhecer as melhores formas de posiciona-los nos campos de busca para que eles sejam encontrados pela audiência. O Kwai alerta que o investimento em recursos e ferramentas de SEO pode trazer mais visibilidade e melhor o desempenho dos vídeos.
5- Envolvimento da comunidade
Criação de conteúdo colaborativo entre os influenciadores continua sendo uma maneira de engajar a audiência. Challenges, hashtags populares e filtros podem indicar o conteúdo que ajuda a engajar a audiência.
6- Conteúdos em tempo real
Em um cenário de praticamente infinitas ofertas de conteúdo, aquilo que é postado em tempo real tende a ganhar mais notoriedade perante a audiência. Entre as experiências ao vivo que podem ser feitas nas plataformas podem estar palestras, webinars e live blogging.
7- Slow content
Em vez de uma quantidade insana de postagens, a tendência é de que exista uma preocupação maior com a produção e planejamento de conteúdos mais orgânicos, fluidos e criativos. A proposta é que os criadores de conteúdo tenham mais tempo e liberdade para produzir.
8- Produção de conteúdo com trilhas e efeitos
Efeitos criativos e trilhas sonoras devem ganhar mais espaço entre os usuários que queiram chamar a atenção da audiência. De acordo com a rede social, a tendência é de que a exploração de recursos visuais cresça nas plataformas em 2022.
Compartilhe
Veja também
ESPN renova contrato e segue transmitindo a Premier League
Principal liga no canal do Grupo Disney mantém contrato de exclusividade por mais três temporadas
TikTok pede mais prazo para implementar restrições de acesso às crianças
Plataforma diz trabalhar em uma experiência de acesso sem login, algo determinado pela ANPD para evitar o acesso por menores de 13 anos