Yahoo apresenta liderança para fortalecer negócios no Brasil
Alessandra Blanco assume como country manager no País; Daniela Galego e João Binda lideram as divisões de sales e agency
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Bárbara Sacchitiello
21 de fevereiro de 2022 - 6h03
Pela primeira vez, os negócios do Yahoo no Brasil serão comandados por uma mulher. Alessandra Blanco, que chegou na companhia há três anos, para desempenhar a função de head de mídia, foi escolhida como a nova country manager do Yahoo no País.
Alessandra substitui Andre Izay, que deixou a companhia em janeiro, após ter lidado os negócios do Yahoo no Brasil por mais de 15 anos. Além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo, Alessandra também traz outro marco com sua nomeação: é a primeira vez que a empresa será liderada por uma profissional da área editorial e não proveniente da divisão de negócios.
“Acredito que essa escolha transmite aquilo que a empresa pretende ser a partir de agora”, diz Alessandra, que destaca que, ao longo dos últimos anos, o Yahoo já te conduzido a proposta de ampliar a produção de conteúdo original, com mais vozes e diversidade em sua estrutura.
A country manager acredita que a força de marca do Yahoo é o maior ativo da companhia, que conta com mais de 900 milhões de consumidores no mundo. “O Yahoo é visto como uma marca confiável e informativa. Temos usado bastante a palavra ‘joy’ para traduzir nossa proposta de trabalhar o conteúdo com um tom de humor e com leveza. Temos uma grande força nas áreas de finanças, esportes e lifestyle e no Brasil, temos investido bastante em assuntos de finanças e de inovação nos últimos meses. É um trabalho constante para compreender o que o usuário quer e do que ele precisa”, comenta a country manager.
Na gestão dos negócios do Brasil, Alessandra continuará com o apoio estratégico de dois executivos: Daniela Galego, que era head de indústria do Yahoo e que, a partir de agora, passa a ocupar a função de head of sales na região; e João Binda, profissionais que sempre atuou na área de soluções comerciais e que, agora, foi promovido a head of agency.
Ambos terão a função de orientar as operações comerciais do Yahoo por uma filosofia que já vem sendo trabalhada pela companhia há algum tempo: atuar não como uma plataforma de mídia, e sim como uma consultoria de negócios para os clientes. “A ideia é continuar alavancando os resultados dos clientes o melhor que tivermos na plataforma. No ano passado, tivemos recuperação bastante positiva e fechamos o ano com o melhor desempenho da história”, diz a executiva.
João Binda explica que, como principais ferramentas dessa proposta de atuação e consultoria, estão as soluções que o Yahoo vem, continuamente, procurando desenvolver para o mercado. As mais recentes – e que devem sustentar o trabalho da empresa neste ano – são a Next-Gen Soluções, solução de segmentação digital que não faz uso de cookies de terceiros, e as tecnologias de publicidade em TVs conectadas.
Momento de mudanças
Até maio do ano passado, o Yahoo fazia parte dos negócios da Verizon Communication, gigante da área de telecomunicações dos Estados Unidos. Naquele mês, no entanto, a companhia vendeu toda a sua operação de mídia de conteúdo para a Apollo Global Management, pelo valor de US$ 5 bilhões. Com isso, a Verizon deixou, de forma direta, de atuar no segmento de mídia, passando a concentrar seus negócios inteiramente na área de telecomunicações. Por outro lado, o fundo trouxe recursos financeiros para o pilar de conteúdo reinvestir em seus negócios.
O primeiro passo dessa nova fase foi a aposentadoria da marca Verizon Media e a adoção global do nome Yahoo. Em diversos mercados, houve mudanças nas lideranças da companhia. Nos Estados Unidos. Elisabeth Herbst-Brady, que liderava as equipes de vendas e operações na América do Norte, foi promovid a head of global revenue & cliente solutions.
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