Assinar

Meio & Mensagem apresenta nova marca

Buscar
Publicidade
Mídia

Meio & Mensagem apresenta nova marca

Ao chegar à edição de número 2.000, semanal lança rebranding, criado em parceria com Ana Couto, e atualiza projeto gráfico para unificar presença multiplataforma


7 de março de 2022 - 6h00

“&” ressurge com mais personalidade e como elemento identificador visual (crédito: Ana Couto)

Nesta segunda-feira, 7, a versão impressa de Meio & Mensagem atinge o número histórico de 2.000 edições. Fundado em 1978, o veículo especializado em comunicação, marketing e mídia aproveita o ensejo para apresentar sua nova marca. O projeto, desenvolvido em parceria com a Ana Couto, teve como ponto de partida a evolução de Meio & Mensagem como negócio e a identificação da necessidade de reposicionar a marca para que todos os seus públicos percebessem as transformações realizadas de 2010 para cá.

Desde o surgimento com o jornal impresso, inicialmente quinzenal e, depois, semanal — num formato diferenciado que se tornou uma marca registrada —, Meio & Mensagem ampliou o número de plataformas em que está presente. A empresa também investiu na realização de premiações (Caboré, Effie Awards e Women To Watch), eventos de conteúdo (Maximídia e ProXXIma), encontros de relacionamento e compartilhamento de conhecimento (Mídia Master Brasil, Marketing Network Brasil, Marketing Network Internacional e Marketing Network Knowledge), além da publicação de notícias e análises no digital e da produção de conteúdo em podcasts, distribuídos por agregadores de áudio, vídeos, publicados em seu portal e nos canais oficiais nas principais redes sociais, e webinars.

Capa da edição 2000: nova marca está alinhada ao modelo multiplataforma (crédito: arte M&M)

Para desenhar a nova marca, a equipe da Ana Couto, que atuou de forma cocriativa com o time executivo de Meio & Mensagem, conversou com líderes, parceiros estratégicos de clientes, agências e profissionais de marketing. Essa investigação levou a conclusões que embasaram a construção da plataforma de branding, “que é o código genético da marca, onde encontramos o propósito de Meio & Mensagem e definimos quem a marca é (personalidade), o que ela faz (proposta de valor e experiência) e como ela fala (posicionamento e tagline)”, explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente executiva da Ana Couto.

O projeto gráfico anterior é de 2010 e, de lá para cá, segundo Marcelo de Salles Gomes, presidente de Meio & Mensagem, o digital cresceu muito. “Ampliamos a presença da marca, com podcast, webinar, vídeos, e novos eventos foram lançados. Chegou a hora de entendermos a organização da marca para que todas as plataformas possam beber um pouco do que é Meio & Mensagem e também alimentar a marca. Quando falamos de Meio & Mensagem, não tem que vir à lembrança das pessoas somente o jornal impresso, mas toda essa presença multiplataforma. Buscamos entender qual é o propósito dessa marca, qual é a linguagem e o tom numa conversa. Propósito não se inventa, você tem que descobrir e, ao perguntar o que o mercado perderia se Meio & Mensagem não existisse, descobrimos que perderia a conexão, além da informação”, conta Marcelo.

Credibilidade, seriedade e relevância são valores associados ao Meio & Mensagem impresso e a nova marca resgata a versão que originou o jornal, transformando-a para o atual momento da em presa, consolidada como um hub multiplataforma de conexão da indústria de comunicação, marketing e mídia. Além disso, o “&” que era muito característico no início e que, ao longo do tempo, foi se tornando mais comum, ressurge com mais personalidade e como elemento identificador visual de Meio & Mensagem. Com a estreia da marca, o veículo adota a tagline “Informa, inspira e conecta”.

A nova estrutura de arquitetura de marcas é baseada no modelo de endosso. Assim, Meio & Mensagem dá espaço para as marcas de eventos, premiações e podcasts desenvolverem sua proposta de valor, equities visuais e verbais próprios, enquanto cumpre o papel de credenciadora. “A marca chancela tais iniciativas como sendo dela, com foco estendido de atuação. A lógica que devemos ter em mente é sempre essa: as demais marcas existem com objetivos, propostas de valor e territórios específicos, porém, respondem a um ecossistema maior, o de Meio & Mensagem”, salienta Fernanda. Para dar unidade ao portfólio, as logomarcas dos eventos foram atualizadas, seguindo a ampla paleta de cores desenvolvida pela agência, e assumiram a assinatura M&M.

Junto com a nova marca, Meio & Mensagem atualiza seu projeto gráfico, trabalho desenvolvido pela equipe de arte interna da empresa. Em linha com as diretrizes do trabalho da Ana Couto, a nova paleta de cores estará presente na edição semanal (nas versões impressa, para aplicativo mobile e para acesso via acervo do site), nas plataformas digitais (portal www.meioemensagem.com.br, sites dos eventos, projetos especiais e canais das marcas nas principais redes sociais), nos conteúdos audiovisuais (podcasts, vídeos e webinars) e na comunicação visual dos eventos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto de novelas do Kwai ganha nova fase no Brasil

    Projeto de novelas do Kwai ganha nova fase no Brasil

    Principal investimento da plataforma no País, TeleKwai terá ampliação no aporte para produção de conteúdo, além de roteiristas profissionais

  • MasterChef Confeitaria estreia com dez patrocinadores

    MasterChef Confeitaria estreia com dez patrocinadores

    Versão inédita do reality show da Band estreia no próximo dia 19 e marcará a despedida da apresentadora Ana Paula Padrão