Assinar

Cartola estreia versão Express

Buscar
Publicidade
Mídia

Cartola estreia versão Express

Fantasy promete premiar os usuários por rodada, além de trazer novidades na versão original


15 de março de 2022 - 6h00

Caio Ribeiro e Roger Flores, ex-jogadores e comentaristas da Globo, apresentaram o novo game (Crédito: Marcos Ribolli)

Como forma de engajar o público com o futebol nacional, o Cartola, fantasy game que tem como base o Campeonato Brasileiro, apresenta novidades e novas versões para os fãs e torcedores. Atualmente, os cartoleiros, como são conhecidos os jogadores, já contam com acesso às versões paga (pró) e gratuita (free).  A partir desta temporada, o público contará com a opção Express, desenvolvida em parceria com a DFS Entretenimento, nova empresa do Grupo Globo. O game se inicia oficialmente com o início do Brasileirão, no dia 9 de abril.

O Cartola Express é um licenciamento do game original, com uma dinâmica diferente, que permite que os usuários montem suas equipes e participem das competições de várias formas, que podem mudar de rodada para rodada com disputas e premiações diversas. O jogador pode apostar em rodada completa, com todos os jogos, ou por um único dia (como quarta ou domingo, por exemplo). O jogador que optar pelo Express poderá montar um ou mais times. Por enquanto, o esquema tático é o 4-3-3, mas as estratégias continuam sendo baseadas no conhecimento sobre os jogadores.

Esse é o momento de trazer para o mercado o estilo daily fantasy, que apresenta dinâmica diferenciada para o jogo, porque a emissora percebeu que essa é a tendência que cresce, observa a CEO da DFS Entretenimento, Alessandra Lewit. “O Grupo Globo já tem experiência importante com o Cartola. Agora, trouxe nova forma de jogar e veio a necessidade de evoluir com o modelo de Express”, afirma. É importante que se conecte com os usuários, diz, e, por isso, a empresa leva em consideração a experiência e como o jogador encara o game.

O Cartola Express traz uma versão não-linear da forma de jogar e disputar os pontos. Durante todas as rodadas ou jogos disputados, todos os usuários partem com o valor igualitário de 140 cartoletas (moeda que movimenta o jogo), e não há a valorização financeira dos times. Os prêmios são distribuídos por rodada, de acordo com o valor pago por cada usuário e número de integrantes nas ligas. “Os dois produtos são baseados em conhecimento. O Cartola tradicional tem um lado de continuidade e social e sentíamos a necessidade de uma dinâmica. Por enquanto, o modelo é baseado nas inscrições”, explica a CEO.

Assim como a versão original, um dos princípios do game será levar informação e engajamento com o futebol brasileiro. Caio Ribeiro, ex-jogador e atualmente comentarista da Globo e SporTv, afirma que o Cartola é uma forma de incentivar as pessoas a estudarem o futebol brasileiro, já que o game trabalha com scouts (que são métricas e estatísticas de jogadores e das partidas).

Novo Cartola Express conta com um time de especialistas, liderados por Alessandra Lewit, CEO e Heloisa Soares, especialista do produto, além de embaixadores como os ex-jogadores Roger Flores e Pedrinho (Crédito: Marcos Ribolli)

Outro ponto levado em consideração, tanto pelo Grupo Globo quanto pela DFS, é a infraestrutura. Heloisa Soares, especialista do produto, comenta que o usuário tem um leque de opções para escolher como prefere se relacionar com o jogo, no sentido financeiro, com os pacotes de depósito. “Temos uma wallet, na qual o usuário pode fazer depósitos através de Pix ou escolher de acordo com a sua preferência”, diz. Para isso, as empresas se uniram à FanDuel, que fornece a plataforma tecnológica para o torneio, à Stone, fintech do Grupo Globo que oferece as soluções de pagamento e segurança financeira, e à Idwall, startup referência no mercado de autenticação digital antifraude.

O fantasy tem versão piloto que funcionará durante as rodadas da fase de grupos do Campeonato Paulista. Alguns cartoleiros já estavam fazendo testes e experimentando as funcionalidades. Agora, a versão Express está disponível para todos. Para a divulgação dessas novidades, a Globo escalou um time de dez influenciadores (que são cartoleiros) para comunicar as inovações em seus canais, além dos comentarista e ex-jogadores Pedrinho e Roger Flores, que é embaixador do game. A campanha se estende à TV e ao ambiente digital.

O Cartola tradicional passou por repaginação para a temporada. Além de mudanças em aspectos do jogo, como a computação dos pontos através dos scout e de funcionalidades ligadas ao banco de reserva e capitão, o game promete distribuir mais de R$ 1 milhão em prêmios, com o parceiro Méliuz, que passa a oferecer opções de cashback (de 10% na contratação do Cartola Pro e R$ 0,50 a cada rodada que o time for escalado). As premiações variam de acordo com o ranking da competição, mesmo na modalidade free. Os 100 maiores pontuadores de cada rodada serão premiados, assim como o melhor usuário de cada mês da disputa, os Top 5 do turno e returno e os Top 10 melhores da temporada.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro

  • Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH