Mercado pet vira oportunidade como conteúdo
Vida de Bicho, portal da editora Globo, e DogTV dão visibilidade para mercado em expansão
Vida de Bicho, portal da editora Globo, e DogTV dão visibilidade para mercado em expansão
Amanda Schnaider
12 de maio de 2022 - 6h00
O mercado pet brasileiro está em crescimento exponencial. Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, atrás apenas de EUA e China. Em 2020, o País movimentou cerca de R$ 40 bilhões, crescimento de 13,5% em relação à 2019. A pandemia fortaleceu ainda mais esse segmento, visto que as pessoas passaram a ter mais pets, até para ajudar na questão emocional.
Vida de Bicho, da editora Globo, cobre todo o mercado de pets (crédito: reprodução)
De olho nesse mercado em expansão, a editora Globo lançou, em dezembro do ano passado, um portal dedicado ao tema, o Vida de Bicho. Até então, a editora cobria um pouco do mercado pet dentro da revista Casa & Jardim. “Fazíamos algum conteúdo, porque era a marca que mais cabia, mas não tínhamos uma redação só para fazer isso”, afirma Daniela Tófoli, diretora de grupo das marcas femininas e de interesses especiais da editora.
Além de estar entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, o Brasil também tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo, de acordo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Foi justamente por conta disso que a DogTV, canal de televisão por assinatura com sede nos Estados Unidos, decidiu vir para o Brasil em 2017, na época representado pela Discovery no País. “O Brasil não é apenas o segundo país do mundo com o maior número de cães, mas também possui uma cultura avançada e experiente de amantes de cães”, comenta Yoav Ze’evi, VP de distribuição internacional da DogTV.
Daniela revela que dois motivos levaram a editora Globo a criar um portal dedicado ao mercado. O primeiro foi a percepção da boa performance que os conteúdos sobre o segmento tinham quando eram publicados na Casa & Jardim. O segundo motivo é justamente a falta de um outro veículo brasileiro dedicado exclusivamente a esse mercado. A diretora ainda enfatiza que apesar de o Vida de Bicho ainda estar dentro de Casa & Jardim, ele tem uma identidade visual própria e uma equipe dedicada. “Lançamos tanto para quem tem pet como para quem ama esse assunto, que é o nosso público, um portal onde encontrasse todo o tipo de conteúdo”, reforça.
A diretora de grupo das marcas femininas e de interesses especiais da editora Globo ressalta que o grupo Globo como um todo não tinha uma marca voltada aos tutores de pets até o lançamento da Vida de Bicho. O público-alvo da DogTV também são os pais de cães, em busca de soluções para melhorar a vida de seus pets, de acordo com Ze’evi.
Editora Globo estreia portal sobre pets
Se tornar líder no segmento dentro dos próximos três anos é a meta do novo portal da editora Globo. “O Vida de Bicho nasceu como um movo modelo de negócios dentro da editora. Ele já nasceu patrocinado”, explica Daniela. O Organnact é o patrocinador fundador do projeto, que permanecerá como tal pelo menos durante os dois primeiros anos de vida do portal. Apesar disso, a diretor revela que a marca não tem nenhuma interferência na questão editorial do portal.
Compartilhe
Veja também
Quais os desafios de produzir remakes para a televisão?
Emissoras resgatam nostalgia apostando em releituras de sucessos passados sob os moldes dos tempos atuais, retratando novos costumes, tecnologias e comportamentos
As marcas que venceram o BBB 25 em termos de buzz
Stilingue by Blip monitorou as citações das marcas patrocinadoras do reality show da TV Globo nas redes sociais ao longo dos 99 dias de exibição