Instagram é líder em engajamento entre plataformas digitais
Relatório da Comscore aponta que a rede social responde por 68% de share de ações e registra metade dos comentários entre as demais mídias
Instagram é líder em engajamento entre plataformas digitais
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Giovana Oréfice
25 de maio de 2022 - 14h57
Com diversos formato, como Reels, Stories, Boomerang, entre outros, o Instagram se mostra como a principal rede do momento em questão de engajamento. A afirmação é sustentada por números levantados pela Comscore, com o relatório “Tendências e Comportamentos Digitais 2022”. Os resultados indicam que a plataforma contou, em 2021, com 68% de 9 bilhões de interações dos usuários. Além disso, 50% dos 219 milhões de comentários registrados em demais plataformas vêm do Instagram.
Além disso, o País registrou aumento no número de pessoas conectadas: o primeiro trimestre de 2021 teve registro de 131,8 milhões, enquanto o mesmo intervalo em 2020 tinha 126,5 milhões. Já o acesso a redes sociais subiu 31% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Outro ponto interessante é o fato de que a tríade de big techs – Google, Meta e Microsoft – chegam a mais da metade da população global conectada (2,6 bilhões ao todo). Ainda em relação ao Facebook, a rede é líder no número de ações de publishing, mídia e entretenimento. Em relação a unique visitors, Xiaomi, TikTok e Spotify são os que mais receberam destaque.
“Observamos um comportamento diferente de consumo entre o usuário que acessa o Facebook e/ou Instagram, cada rede social é consumida por públicos diferentes, tendo características e afinidades com diversos conteúdos”, aponta Bianca Scatamburlo, client insights manager da Comscore para Brasil. “No Facebook, os principais publishers do Brasil, streamings e canais de TV se destacaram em ações (engajamento) dentro da plataforma”, completa.
Ainda, a profissional acredita que as marcas precisam trabalhar conteúdos e formatos diferenciados e segmentos no Instagram, com benefício de resultado assertivo pelo alto engajamento dentro da rede.
O levantamento também reuniu tendências de consumo. O relatório mostrou que atividades imobiliárias, educação, saúde, viagem e governo foram as cinco categorias que mais aumentaram em tempo de acesso, exclusivamente em mobile. Atualmente, 96% do tempo dos brasileiros na internet se dá por esse canal.
Quando comparado ao cenário internacional, o Brasil se difere, sobretudo, pela forma de consumo, sendo considerado um País mobile first. Qando o assunto são apps, os favoritos dos usuários são WhatsApp, Instagram, YouTube e Facebook.
Em viagens, pessoas estão retomando a atividade e investindo em ticket médios mais altos, com a categoria sendo fomentada por subcategorias como travel information e linhas aéreas, além do destaque para marcas como Uber, TripAdvisor e Latam. Já em saúde e educação, ambas são relevantes pelo consumo de informações em veículos de mídia, como Uol Educação e Viva Bem Uol.
Haverá resistência ao metaverso?
No geral, entretenimento aparece em primeiro lugar nas categorias, seguida de games. Ambas as categorias, conforme indica Bianca, foram impactadas pela pandemia, uma vez que o aumento no consumo é registrado a partir de março de 2020. “Com início do isolamento social, os usuários passaram a ter mais tempo disponível para consumir conteúdo de streamings, áudios – música e podcast – e sites de humor, música e notícias de entretenimento, como fofocas, filmes e celebridades”, comenta.
A executiva acrescenta ainda que games têm tendência de crescimento no futuro, impulsionado pelo metaverso (que, desde outubro de 2021 já registrou 228 mil menções nas redes) e por marcas e nomes de influência dentro dessa indústria, como a Anitta no FreeFire.
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