Copa do Mundo: 84% dos brasileiros pretendem acompanhar o evento
Pesquisa feita pela Meta aponta também o interesse em consumir conteúdos sobre os jogos e seleções no ambiente digital
Copa do Mundo: 84% dos brasileiros pretendem acompanhar o evento
BuscarCopa do Mundo: 84% dos brasileiros pretendem acompanhar o evento
BuscarPesquisa feita pela Meta aponta também o interesse em consumir conteúdos sobre os jogos e seleções no ambiente digital
Bárbara Sacchitiello
2 de junho de 2022 - 10h40
A principal competição de futebol do mundo continua movendo as paixões do público brasileiro. Levantamento da Meta Foresight, divisão de pesquisas da Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, mostra que 84% dos brasileiros pretendem acompanhar a Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 21 de novembro.
Al Rihla, a bola oficial da Copa do Mundo do Catar (Crédito: Divulgação/Adidas)
A fidelidade do público à Copa independe até da torcida pela seleção. Desse grupo que irá acompanhar o Mundial, 75% afirmou que seguirá assistindo aos jogos mesmo se a seleção para a qual torce for eliminada.
A pesquisa também mapeou a relação dos espectadores com as marcas que geralmente fazem parte do contexto da Copa do Mundo. Para eles, a presença de conteúdo publicitário no universo da Copa é natural: 48% disseram estar ansiosos para ver os anúncios e campanhas que as marcas prepararam para o evento.
Os fãs de futebol também estão preocupados com a questão da representatividade na publicidade. Para 61% deles, a tendência é priorizar as marcas que aproveitem a competição de seleções para falar sobre diversidade, equidade e inclusão.
A Meta também avaliou a intenção dos espectadores em acompanhar as notícias e conteúdo sobre a Copa do Mundo em suas plataformas digitais. Pelo estudo, 55% dos torcedores afirmam que irão acompanhar os conteúdos sobre a Copa nas redes sociais da Meta e 66% apontam que farão uso do Instagram, Facebook e também do WhatsApp para comentar os jogos, seguir os perfis de jogadores e seleções e trocar mensagens.
O estudo da companhia também comprova que os brasileiros devem continuar fazendo da Copa do Mundo uma oportunidade para encontrar familiares e amigos e fazer uma celebração social enquanto assistem aos jogos. Entre os brasileiros que acompanharão o evento, 78% prometem se reunir com amigos e familiares para torcer junto.
A casa ainda é o lugar preferido para assistir aos jogos (citada por 80%). Já 46% preferem acompanhar os jogos nas casas de amigos e de familiares; 29% gostam de assistir à Copa do Mundo em bares ou restaurantes; 21% citaram que irão acompanhar aos jogos no escritório ou ambiente de trabalho e 15% disseram que preferem assistir nos telões de rua, quando há esses espaços de transmissão.
Para poder assistir ao jogo, o público também planeja fazer compras. Entre os pesquisados, 60% declararam que irão comprar algum item de roupa ou acessório para acompanhar a Copa. Já 55% afirmam que comprarão bebidas alcoólicas para consumir durante os jogos e 51% também prometeram comprar petiscos ou salgadinhos. A compra de carnes para churrasco foi citada por 56% dos entrevistados e 39% disseram que comprarão chocolates e sobremesas para acompanhar os jogos.
Compartilhe
Veja também
“Além de Vale Tudo, não temos outras propostas de remake”, diz Amauri Soares
Diretor geral da TV Globo fala sobre os desafios pela atenção do público ao longo dos 60 anos e afirma que métricas de audiência não contemplam o alcance do conteúdo
O impacto do WhatsApp na jornada de compra, segundo a Meta
Estudo realizado a pedido da empresa indica que 89% usam a plataforma para se comunicar com comércios ou prestadoras de serviços e traça oportunidades para as marcas