Por que a Netflix escolheu a Microsoft como parceira de publicidade?
Especialistas internacionais atribuem o acordo ao fato de a plataforma de streaming não ver a Microsoft como concorrente na área de conteúdo
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Meio & Mensagem
15 de julho de 2022 - 10h55
Com informações do Ad Age
Em um plot twist característico de um episódio de Stranger Things, a Netflix escolheu a Microsoft como sua parceria de publicidade para construir um modelo de assinaturas suportado por anúncios. A decisão foi recebida com surpresa pela indústria da comunicação pelo fato de que, embora tenha uma forte infraestrutura de tecnologia em publicidade, a Microsoft ainda é considerada um player incipiente no universo das Tvs conectadas.
Apesar de ter sido recebida com surpresa, a escolha pode fazer bastante sentido. “É uma vitória surpreendente da Microsoft. Não é algo corriqueiro que uma grande potência em publicidade premium em vídeo comece a atuar no mercado”, declarou Kevin Krim, presidente e CEO da EDO, uma companhia de dados e mensuração em TVs conectadas.
Durante semanas, a Netflix conversou com potenciais parceiros que poderiam ajudar no desenvolvimento de sua versão ancorada em anúncios publicitários, que deve ter um custo menor de assinatura do que os atuais modelos oferecidos. No mês passado, durante o Cannes Lons, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, que participou de um painel no palco principal do evento, disse que os executivos da companhia estavam conversando com líderes de publicidade em todo o mundo para preparar a entrada da gigante do streaming no universo dos anúncios.
A Netflix esteve próxima de fechar um acordo com o Google e com a FreeWheel, uma companhia especializada em plataformas de TVs conectadas, adquirida pela Comcast, segundo fontes próximas à Netflix. Na quarta-feira, 15, no entanto, a Microsoft foi anunciada como a parceira de publicidade da companhia de streaming.
No fim das contas, a escolha pode ter acontecido pelo fato de a Microsoft não ser uma concorrente direta da Netflix. O Google é o dono do YouTube enquanto o FreeWheel é da Comcast, que acabam sendo competidores diretos na área de consumo de vídeos. E mesmo que a Microsoft ainda não seja conhecida por sua tecnologia em publicidade, ela é dona de participações em negócios da indústria que podem ser plugados às áreas de games, metaverso, vendas e entretenimento.
A Netflix recentemente lançou um estúdio de games, mostrando seu interesse pelo gênero. A Microsoft é dona do Xbox, um dos maiores consoles do mundo e também está comprando a Activision Blizzard em uma negociação de US$ 68,7 bilhões, anunciada em janeiro. “Eu imagino que, ao escolher a Microsoft, a Netflix tenha se preocupado com possíveis conflitos que teria com outros parceiros”, declarou Matt Spiegel, VP executivo das verticais de mídia e entretenimento da TransUnion, empresa global de dados. Na visão dele, ter escolhido a Microsoft “faz todo o sentido”.
“Os anunciantes que procuraram a Microsoft para seus investimentos terão acesso à audiência da Netflix e ao seu inventário premium”, declarou Mikhail Parakhin, president of web experiences da Microsoft, ao revelar o acordo. “Todos os anúncios veiculados na Netflix estarão disponíveis exclusivamente na plataforma da Microsoft”, explicou.
Os termos do acordo não foram divulgados, mas alguns especialistas acreditam que a Microsoft tenha dado à Netflix algumas garantias de receitas como parte da negociação.
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