Assinar

Veículos jornalísticos farão pools para debates presidenciais

Buscar

Veículos jornalísticos farão pools para debates presidenciais

Buscar
Publicidade
Mídia

Veículos jornalísticos farão pools para debates presidenciais

Band, TV Cultura, UOL e Folha marcam debate para 28 de agosto, enquanto o consórcio de veículos de imprensa, formado por g1, O Globo, Valor, Folha, Estadão e UOL, fará encontro em 14 de setembro


29 de julho de 2022 - 15h16

*Atualizada em 01/08, às 11h27

A cobertura das eleições, que normalmente é um dos principais momentos da mídia nacional, enfrenta condições atípicas em 2022. A Band, que tradicionalmente é a primeira entre as emissoras abertas a realizar o debate entre os presidenciáveis, havia postergado o seu evento do dia 14 para o dia 28 de agosto. Já a CNN suspendeu o debate que iria realizar entre os postulantes à presidência. De acordo com a emissora, a decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Lula e Bolsonaro não confirmaram as presenças de ambos.

Devido ao curto período da campanha eleitoral, que está prevista para começar em 16 de agosto, o movimento Vamos Juntos pelo Brasil, que inclui sete partidos e compõe a campanha presidencial do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou, ainda em junho, um ofício à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e à Associação Nacional de Jornais (ANJ) pedindo que os veículos de mídia se organizem em pools (conjunto) para a realização dos debates entre os presidenciáveis. O pedido da candidatura é que esses debates sejam limitados a três encontros.

 

Debate formado pela Band, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo será no estúdio da Band em São Paulo e contará com Sala Digital (crédito: Kelly Fuzaro/Band)

 

Nesta sexta-feira, 29, o consórcio de veículos de imprensa, que engloba g1, O Globo, Valor, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e UOL, anunciou que promoverá no dia 14 de setembro um debate em conjunto entre candidatos à presidência da República. O evento, com duração de aproximadamente duas horas, será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio.

O debate contará com os quatro primeiros colocados na última pesquisa da intenção de voto Ipec ou Datafolha da semana anterior à realização do encontro. Caso haja um empate, o candidato cuja aliança tenha mais parlamentares no Congresso será convidado. Vale destacar que o debate só acontecerá se ao menos três dos quatro primeiros colocados confirmarem presença.

Outro debate de presidenciáveis em formato de pool acontecerá no 28 de agosto, em um grupo formato por Band, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo. Com apoio do Google e YouTube, encontro será no principal estúdio da Band, em São Paulo.

O debate também contará com uma transmissão especial de Band.com.br, BandPlay e YouTube, que transportará os internautas para dentro da Sala Digital, um estúdio montado ao lado do debate para que as pessoas, via online, possam acompanhar tempo real nas telas a repercussão do evento.

SBT, Estadão, Veja, CNN Brasil, a rádio NovaBrasilFM e o Terra formaram mais um pool para realizar um debate com os candidatos à presidência da República, no 24 de setembro, nos estúdios do SBT.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra