Cenp-Meios indica crescimento de 12,5% no semestre
Relatório aponta investimento total de R$ 8,292 bilhões em compra de mídia nos primeiros seis meses de 2022
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Bárbara Sacchitiello
2 de setembro de 2022 - 10h00
Atualizada em 06/9, às 17h02
Assim como já havia sinalizado nos primeiros três meses do ano, o mercado publicitário brasileiro segue em ritmo de expansão no primeiro semestre de 2022.
Os investimentos em mídia reportados ao Cenp-Meios cresceram 12,5% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o primeiro semestre de 2021. Dados do relatório apontam que, de janeiro a junho, foi registrado um faturamento total de R$ 8,292 bilhões em compra de mídia.
A amostra deste ano teve uma ampliação das agências participantes. No primeiro semestre do ano passado, 234 agências reportaram suas informações ao Cenp-Meios. Agora, foram 309 empresas.
Apesar do crescimento geral, não houve um meio que puxasse a expansão em ritmo mais acelerado do que os demais, como aconteceu com a Internet no ano anterior, que chegou a apresentar mais de 70% de crescimento em alguns relatórios do Cenp-Meios. Apesar de seguir em ritmo de alta, o meio Internet registrou, no primeiro semestre, um crescimento de 2,83% na comparação com o faturamento apontado no primeiro semestre do ano passado.
O meio que mais cresceu em termos de arrecadação de verbas publicitárias no semestre foi o out-of-home. O relatório atual do Cenp-Meios aponta crescimento de 3,19% para o setor, o maior, em termos percentuais, entre todos os meios participantes da amostra.
Outro setor a apresentar uma ligeira expansão foi a TV por assinatura, que registrou alta de 1,08% no faturamento do primeiro trimestre do ano. O Cinema apresentou uma arrecadação de compra de mídia 0,26% maior do que a do primeiro semestre do ano passado.
Após um crescimento significativo no Cenp-Meios do primeiro trimestre do ano, quando alcançou 52,9% de share, a TV aberta caiu 6,89% na comparação com o valor dos investimentos em mídia obtidos entre janeiro e junho do ano passado. Com o desempenho, o share do meio ficou em 46,1%. Ainda assim, a TV aberta segue liderando, com folga, a captação de investimentos publicitários no Brasil. Veja a tabela com o desempenho de cada meio:
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