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Mídia

BBB 23 tem recorde de cotas para o mercado publicitário

Além das 12 categorias principais, reality abre espaço para marcas nos cômodos da casa, na premiação e até em outros programas da Globo


2 de setembro de 2022 - 6h01

O BBB 23 já começou para a Globo – ao menos do ponto de vista de negócios. Nesta semana, as agências de publicidade começaram a receber o plano comercial da próxima temporada do reality, que segue como uma das atrações mais lucrativas da casa.

 

Prova da Americanas no Big Brother Brasil

Americana foi uma das patrocinadoras do BBB 22 e realizou provas na casa; edição de 2023 tem 12 cotas principais de patrocínio

No próximo ano, a competição terá 100 dias de duração, estreando na segunda-feira, 16 de janeiro e terminando em uma terça-feira, 25 de abril.

O plano comercial que a Globo distribuiu ao mercado publicitário sinaliza a intenção de transformar ainda mais a repercussão e audiência do programa em lucro. Mais do que nas edições, anteriores, a Globo flexibilizou as possibilidades comerciais e abriu espaço novo para os anunciantes dentro e fora da casa.

Cotas tradicionais

Assim como aconteceu no BBB 22, a Globo também dividiu as cotas principais de patrocínio em 3 categorias: Big, Camarote e Brother. Ao todo, são 12 cotas principais e esses patrocinadores estarão presentes ao longo de toda a atração, nas chamadas e vinhetas  e também nas ações e provas da temporada, de acordo com o nível de investimento.

A cota mais valiosa é a Big, que garante a visibilidade máxima no BBB, com patrocínio a provas, festas e outras dinâmicas. A presença da marca patrocinadora também contempla o Multishow e as mídias digitais. O plano do BBB 23 oferece 3 cotas na categoria Big, com valor de tabela de R$ 105,1 milhões.

A Globo também oferece ao mercado publicitário 4 cotas Camarote (com menos inserções do que a Big), no valor de R$ 80,2 milhões cada, e 5 cotas Brother (com a visibilidade inferior a das cotas Camarote), cujo preço de tabela é de R$ 15,6 milhões cada.

Apenas com a comercialização dessas cotas, a Globo pode faturar mais de R$ 700 milhões bem antes de atração começar.

Em 2022, patrocinaram o BBB as marcas Americanas, Avon e PicPay (cotistas Big); C&A, P&G, Amstel e Seara (cotas Brother) e QuintoAndar, McDonald’s, Hypera Pharma e Above (cotas Brother).

Lavanderia, desodorante e mesa

O montante de R$ 700 milhões, no entanto, pode ser apenas a parte inicial de um faturamento muito maior. Além das 12 cotas principais, chama atenção no plano comercial da Globo a variedade de possibilidades comerciais oferecidas aos anunciantes. O grupo descreve aos anunciantes que, neste ano, oferecerá uma “jornada 360 graus customizada” por diferentes territórios e segmentação.

Na prática, a Globo criou novas inserções voltada a segmentos econômicos específicos, para atrair mais anunciantes, e também se dispõe a construir ações de acordo com a proposta de cada uma das marcas.

A Globo dividiu a casa em algumas áreas para oferecer aos anunciantes a possibilidade de se encaixar naquele ambiente. Pela primeira vez, o BBB terá uma cota de patrocínio para a Lavanderia, em que a marca poderá expor seu produto e explorar o contexto do local. Esse tipo de cota contempla, ainda, uma festa personalizada. Para esse tipo de patrocínio, a Globo pede, como valor de tabela R$ 13 milhões.

A mesma lógica da Lavanderia é aplicada às cotas Make (voltada a alguma marca do segmento de beleza, que abastecerá a casa com seus produtos), no valor de R$ 15 milhões; a cota Tá na Mesa (para anunciantes do segmento de alimentação), com o preço de R$ 8,3 milhões; a cota Cabelos, no preço de R$ 7,9 milhões; cota Desodorante (R$ 5 milhões), cota Cozinha-Eletro (R$ 8,8 milhões) e Cota Automotivo (6,4 milhões).

Top de 5 segundos dividido

Outra novidade do plano comercial do BBB 23 é a divisão do top de 5 segundos, espaço publicitário tradicional da Globo. A emissora dividiu essa categoria em duas partes, de acordo com as dinâmicas do reality.

Às terças, quintas, sextas e sábados – dias em que há eliminação e provas – o top de 5 segundos fica com uma marca. Já às segundas, quartas e domingos, dias de confronto entre os brothers, o anunciante pode ser outro. Cada um dos patrocínios do top de 5 segundos tem valor de tabela de R$ 37 milhões.

Premiação

A Globo abriu espaço para as marcas até na premiação do reality. Embora mantenha o valor de R$ 1,5 milhão para o campeão da edição, o grupo abriu espaço para a inserção de um patrocinador na dinâmica da premiação.

Pelo o que o plano comercial sugere, a marca patrocinadora irá conceder prêmios fixos em dinheiro para quem não for eliminado no paredão da semana, elevando o montante que a pessoa pode faturar na atração.

Gexperience e outros programas

Mesmo com todas as possibilidades dentro do BBB, a Globo também quer aproveitar o buzz gerado pelo programa para faturar com outras atrações. O plano comercial contempla, por exemplo, o patrocínio ao café da manhã com o eliminado, do programa Mais Você, com Ana Maria Braga, nas conversas sobre o programa no Encontro e também o patrocínio a um ambiente do Gexperience, espaço de experiências da Globo criado no ano passado.

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