YouTube apresenta novas formas de monetização de conteúdo
A plataforma anunciou novas formas de monetização para o Shorts e nova iniciativa de direitos autorais para músicas
YouTube apresenta novas formas de monetização de conteúdo
BuscarYouTube apresenta novas formas de monetização de conteúdo
BuscarA plataforma anunciou novas formas de monetização para o Shorts e nova iniciativa de direitos autorais para músicas
Carolina Huertas
20 de setembro de 2022 - 18h05
O YouTube anunciou nesta terça-feira, 20, a entrada dos criadores de Shorts no Programa de Parcerias do YouTube (YPP), novas formas de monetização para o formato e o lançamento do Creator Music. As novidades fazem parte do Made on YouTube, projeto que quer que ampliar o sistema de monetização da plataforma.
Susan Wojcicki, CEO da plataforma, diz, em postagem no blog da companhia, que quer reimaginar a indústria da música e a dinâmica dos criadores, levando a monetização por anúncios para quem mostra música em seus vídeos.
A partir do início de 2023, os criadores do Shorts poderão se inscrever para participar do YPP se tiverem, no mínimo, mil assinantes e 10 milhões de visualizações em seus Shorts num período de 90 dias. Para os criadores iniciantes, a plataforma divulgou que lançará um novo nível do programa com requisitos mais baixos, oferecendo acesso antecipado a recursos de Fan Funding como Super Thanks, Super Chat, Super Stickers e tornar-se Membro do canal.
Atualmente a monetização do Shorts funciona pelo modelo de financiamento fixo. Entre as mudanças, o YouTube anunciou que, também no mesmo período, deixará o modelo e trará um formato exclusivo de compartilhamento de receita para os vídeos curtos.
Já visando os problemas de direitos autorais e monetizações que os vídeos longos que contenham músicas podem enfrentar, o YouTube lançou o Creator Music. A iniciativa busca criar uma ponte entre a indústria da música e os criadores, onde eles possam comprar músicas, por um valor considerado acessível pela plataforma, garantindo assim um maior potencial de monetização dos vídeos e de compartilhamento da receita obtida com o artista ou o detentor dos direitos autorais.
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome