Netflix: plano com anúncios publicitários chega ao Brasil em novembro
Nova assinatura terá valor de R$ 18,90; segundo executivos, a reestruturação chega para dar opções aos consumidores e construir estratégia de receita incremental à plataforma
Netflix: plano com anúncios publicitários chega ao Brasil em novembro
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Giovana Oréfice
13 de outubro de 2022 - 14h48
Seis meses depois do anúncio da inserção de planos de assinaturas suportados por anúncios publicitários, a Netflix divulgou que a concretização da novidade será apresentada ao mundo em novembro.
No Brasil, o lançamento da versão com publicidade acontece em 3 de novembro e chega ao público com o valor de R$ 18,90. Nesta versão, os usuários terão restrições em relação a downloads. Nos Estados Unidos, a nova assinatura custará US$ 6,99.
As informações foram apresentadas por Greg Peters, COO e chefe de produtos da Netflix, e Jeremi Gorman, worldwide president advertising, em coletiva de imprensa virtual realizada nesta quinta-feira, 13.
O lançamento no Brasil ocorre no mesmo período que outros 11 países: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia, México, Espanha, Reino Unido e, claro, Estados Unidos.
Os demais planos – básico, padrão e premium – continuarão livres de anúncios, e os usuários atuais não sofrerão alterações em suas compras a não ser que optem pela migração de plano.
“O mais importante para nós é que queremos oferecer escolhas aos consumidores, para que eles descubram qual é a melhor oferta para eles”, ressaltou o COO. “No quadro geral, definitivamente acreditamos que um preço mais baixo para o consumidor, somado a uma boa monetização de adições incrementais nos permitirá aumentar a adesão [dos usuários] e, com o tempo, criar uma receita incremental e um fluxo de lucro realmente significativos”, completou.
Ainda de acordo com o executivo, a precificação dos planos varia de acordo com especificidades de cada país e não está conectada a se equiparar aos concorrentes, como o Disney+, mas sim, a estar de acordo com o valor de entretenimento que a plataforma carrega de acordo com a diversidade de conteúdos originais que oferece aos usuários.
Além dos anúncios, a Netflix está trabalhando para melhorar a resolução de todos os planos básicos presentes em seu portfólio atualmente. De acordo com Peters, alguns poucos conteúdos não contarão com anúncios devido a restrições de licenciamento e acordo com fornecedores. Contudo, a plataforma afirma estar trabalhando em diminuir este número.
Os anúncios deverão ser exibidos em dois modelos: antes do início dos conteúdos e durante a exibição dos filmes e séries. Os vídeos de anunciantes devem variar entre 15 segundos e 30 segundos. Especialmente na Espanha, os anúncios terão 20 segundos. O país também será o último a receber o novo serviço, em 10 de novembro. No geral, o plano inicial é de que os conteúdos tenham de quatro a cinco minutos de anúncio por hora exibida.
“Esta é uma chance de alcançar um público diversificado e altamente engajado, incluindo espectadores mais jovens que, cada vez mais, deixam de assistir à TV linear”, afirmou Jeremi Gorman. Segundo a executiva, a plataforma está prestes a dar sold out no inventário inicial disponibilizado aos anunciantes em âmbito global. Ela acrescentou ainda que a Netflix já conta com centenas de anunciantes de diversos segmentos, desde marcas de luxo e varejistas até empresas de turismo.
As estratégias foram traçadas com base em três pilares principais: alcance, controle e verificação. As empresas terão a oportunidade de escolher em qual gênero de conteúdo irão inserir seus comerciais e ainda poderão excluí-los de conteúdos que não forem consistentes com suas marcas, como aqueles com cunho sexual ou violento, por exemplo. Além disso, a Netflix se compromete com a barragem de anúncios fraudulentos, discriminatórios, políticos, entre outros, a fim de garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível nesta nova fase.
A gigante do streaming já havia adiantado sua parceria de publicidade com a Microsoft. Na coletiva, a companhia confirmou outras duas parceiras: DoubleVerify e Integral Ad Science. A partir de serviços terceirizados de mensuração de campanhas, os anunciantes terão acesso a resultados de visibilidade e a validez do tráfego dos anúncios, se são livres de bots e spams, por exemplo. Os resultados estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
Nos Estados Unidos, a Netflix irá trabalhar ao lado da Nielsen para auxiliar anunciantes em como alcançar as audiências certas. O serviço deverá ser disponibilizado também em 2023. “A privacidade de nossos membros é extremamente importante para nós, e é por isso que os dados da Netflix só serão utilizados para oferecer suporte a experiências de publicidade, e não para criar perfis ou criar direcionamento de anúncios em outros lugares”, salientou Jeremi.
Aos anunciantes, a Netflix divulgará apenas o ano de nascimento e gênero dos usuários a fim de garantir a exibição de conteúdos publicitários mais relevantes ao longo do tempo. Contudo, as informações, bem como targets demográficos, não serão usadas ou mesmo disponibilizadas neste primeiro momento do lançamento das novas assinaturas.
Confira o anúncio feito aos usuários nas redes sociais da plataforma:
https://twitter.com/NetflixBrasil/status/1580605535036272641
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