Como será medido o desempenho de anúncios na Netflix?
Executiva da Integral Ad Science, empresa parceira da plataforma que fará a verificação de campanhas, comenta metodologia e importância da transparência para anunciantes
Como será medido o desempenho de anúncios na Netflix?
BuscarComo será medido o desempenho de anúncios na Netflix?
BuscarExecutiva da Integral Ad Science, empresa parceira da plataforma que fará a verificação de campanhas, comenta metodologia e importância da transparência para anunciantes
Giovana Oréfice
21 de outubro de 2022 - 6h00
*Atualizado às 14h29
Na última quinta-feira, 13, a Netflix realizou coletiva de imprensa global para oficializar o lançamento de seu novo plano de assinatura suportado por anúncios.
A estratégia da plataforma inaugura novo momento para o mercado publicitário ,colocando à frente dos anunciantes uma opção de canal de veiculação de anúncios a partir da segmentação de audiência e garantia de exibição segura.
A nova empreitada da gigante do streaming não está sendo construída apenas com a ajuda dos anunciantes que desejam anunciar no meio. Em julho, a Netflix anunciou que a Microsoft foi a empresa escolhida como parceira de publicidade e, na semana passada, confirmou que também vai trabalhar ao lado da Integral Ad Science (IAS) e da DoubleVerify para medir a visibilidade dos anúncios.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, Marcia Byrne, managing director da América Latina para a IAS, aponta que a missão da companhia será garantir que os anunciantes só rodem campanhas em ambientes qualificados – aquela livre de fraudes e de bots, em contexto seguro. “Sem verificação, é possível que percentual muito grande de todas as verbas publicitárias seja, literalmente, jogado no lixo”, comenta Marcia. “Por isso, a Netflix resolveu fazer acordo com empresa de verificação, porque, obviamente, querem começar fazendo certo e entregando o inventário deles em modo o mais qualificado possível”, completa a diretora.
Durante comunicado à imprensa, a plataforma afirmou que estavam próximos do sold out do inventário de anúncios.
A Integral Ad Science já atende plataformas de streaming, como a Hulu, e emprega diferentes metodologias. Alguns são os firewalls e os walled gardens, que consiste em qualquer plataforma ou ecossistema em que o provedor tecnológico tenha controle sobre o hardware, apps ou até mesmo conteúdo.
Para a Netflix em específico, a IAS se baseará na Xandr, plataforma adserver adquirida pela Microsoft recentemente. A Xandr abrigará o inventário publicitário da gigante de streaming. As campanhas de anunciantes serão tagueadas com o código da IAS para apresentar o percentual de verificação de visibilidade e tráfego inválido dos anúncios. Os resultados iniciais, que serão apresentados no primeiro trimestre de 2023, podem ser de bots ou de search ads e search platforms, considerados menos danosos.
A Netflix ainda não divulgou oficialmente quais informações serão cedidas às empresas parceiras para que as análises sejam feitas. Contudo, afirmaram preocupar-se com a privacidade de seus usuários e que deverá divulgar aos anunciantes dados como ano de nascimento e gênero dos membros.
“Em inventário como de TV conectada (CTV), que é muito qualificado e muito caro, é onde eles [bots] querem estar para fazer a maior quantidade de dinheiro no menor tempo possível”, descreve Marcia. Ela explica que o CPM de CTV tem o maior custo do mercado, que gira entre US$ 30 e US$ 40. Isso representa um valor três vezes mais caro do que aqueles de TV linear, display e digital. “Os anunciantes pagam preço muito premium para estarem dentro desse CTV sem poder não ter ferramentas que deem controle, transparência e segurança total de que realmente estão com conteúdo livre”, acrescenta.
A executiva classifica que as empresas estão com enorme expectativa em estarem presentes nesse momento em que o streaming se apresenta como mais uma opção em seus planos de mídia e que, no longo prazo, o mercado deverá ser educado sobre as métricas e inteligência de dados em TV conectada.
“A IAS só é válida caso os dados que fornecemos sejam utilizados para fazer a otimização das campanhas”, finaliza Marcia. Além de reportar métricas que são medidas através dos benchmarks de cada marca, há mais valor quando tais métricas são também utilizadas para a otimização em busca de uma impressão de qualidade para, consequentemente, entregar valor ao mercado.
Compartilhe
Veja também
ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade
Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte
Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização