Quem é o maior youtuber do Brasil? Confira canais de sucesso
Felipe Neto, Canal KondZilla e Maria Clara & JP estão a lista dos canais com mais inscritos da plataforma
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Meio & Mensagem
27 de outubro de 2022 - 16h55
O sucesso do YouTube atraiu a atenção de milhões de criadores de conteúdos em todo o mundo para a plataforma, os chamados youtubers. Por não ser de uma plataforma percursora de outras mídias sociais, como Facebook e Instagram, o youtuber ajudou a formar toda uma categoria de influenciadores digitais e criadores de conteúdo como conhecemos hoje.
O crescimento da profissão de youtuber no Brasil já é visível. O número de empregos gerados no País direta ou indiretamente pelos canais do YouTube saltou de 122 mil para 160 mil, de 2020 para 2021, segundo dados do seu Relatório de Impacto Econômico.
Em 2005, para a maioria dos usuários da web, era muito complicado fazer upload de vídeos na internet, quanto mais compartilhá-los. Para resolver esses dois problemas, três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, se uniram e levantaram menos de US$ 10 milhões para criar o YouTube.
Quando eles desenvolveram a plataforma, mal sabiam que ela transformaria completamente a maneira como se consome e compartilha vídeos na internet. Após 16 meses de sua fundação, o serviço já transmitia mais de 30 milhões de vídeos diários.
Ao observar uma oportunidade de crescimento com a plataforma, em 2006, o Google, empresa líder de buscas na internet, comprou o YouTube por US$ 1,65 bilhão. Essa foi a compra mais cara feita pela companhia desde a sua fundação em 1998 até o ano de 2006.
Presente em mais de 100 países e em mais de 80 idiomas diferentes, atualmente, o YouTube alcança mais de 2 bilhões de usuários mensais. Além disso, é a plataforma de vídeos mais acessada do mundo e a segunda maior ferramenta de buscas do planeta, ficando somente atrás do seu proprietário, o Google.
Somente em 2021, de acordo com o seu Relatório de Impacto Econômico, desenvolvido em parceria com a Oxford Economics, o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com mais R$ 6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em 2020, essa contribuição havia sido de R$ 3 bilhões, representando uma alta de 50% de um ano para o outro.
Além de ser uma plataforma na qual é possível subir vídeos, o YouTube também é destinado ao consumo desses vídeos. O consumo de vídeos na plataforma atende a diferentes funções, de acordo com a pesquisa WhyVideo, realizada pela plataforma em parceria com a Ipsos. Para 90% dos entrevistados, a rede social é útil para aprender algo novo e para 89% o YouTube os deixa empolgados a continuarem acompanhando os conteúdos e vídeos de criadores.
Logo, quanto mais visualizações um vídeo tem, mais monetização o youtuber dono desse conteúdo consegue. Inclusive, ter mais visualizações é um dos requisitos para um youtuber entrar no Programa de Parcerias do YouTube.
O programa é a forma que a plataforma encontrou de “pagar” os youtubers pelos conteúdos publicados. Essa monetização pode acontecer de diversas formas, tanto pelo número de visualizações dos assinantes do YouTube Premium, pela veiculação de anúncios nos vídeos, pelas compras de Super Chats, produtos oficiais e assinaturas dos Clubes dos canais.
Apesar de as visualizações serem importantes para a monetização dos youtubers, ela não é a única forma de engajamento na plataforma. Além das visualizações, é possível se inscrever no canal de um youtuber, curtir, comentar, compartilhar e adicionar à playlists. A interação com o público é um fator crucial para o YouTube também.
Com esse incentivo aos youtubers, a comunidade de criadores do YouTube cresce cada dia mais e nomes como Felipe Neto acabam ganhando destaque tanto no Brasil quanto no mundo.
Em abril deste ano, o criador de conteúdo entrou para a lista dos cinco maiores youtubers do mundo. Segundo o site Social Blade, Felipe Neto, que tem 44,6 milhões de inscritos na plataforma, ocupa a quinta posição do ranking de maiores yotubers do mundo. Logo em seguida aparece Whinderson Nunes, com 43,9 milhões de inscritos.
1. PewDiePie
Junto com Felipe Neto no top 5 aparece o sueco Felix Arvid Ulf Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, que estreou seu canal no YouTube em 2010, mesmo ano que Felipe Neto, e atualmente conta com 111 milhões de inscritos.
2. MrBeast
Em segundo lugar vem o americano Jimmy Donaldson, também conhecido como MrBeast, nome de seu canal na plataforma. Ele começou sua carreira de youtuber com 13 anos, em 2012, e atualmente conta com 106 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.
3. JuegaGerman
O chileno Germán Garmendia, com o canal JuegaGerman no YouTube, é o maior youtuber da América Latina. O canal do músico, comediante e escritor é focado em vídeos com monólogos de humor e atualmente tem 46,5 milhões de inscritos.
4. Fernanfloo
Luis Fernando Flores Alvaraddo, de El Salvador, começou sua jornada no YouTube em 2011 falando de games, assunto que até hoje é o tema principal de seu canal, que conta com 45,3 milhões de inscritos.
1. Canal KondZilla
Criado em 2011 pelo empresário, diretor de criação e produtor de vídeos musicais, Konrad Dantas, o canal KondZilla tem o objetivo de divulgar o trabalho de artistas de funk, como MC Kevinho, MC Kekel e MC Fioti. Com 66,1 milhões de inscritos, o canal se tornou um dos maiores do segmento em todo o mundo e o canal mais assistido do YouTube brasileiro.
2. Felipe Neto
O canal do Felipe Neto foi um dos primeiros da plataforma no Brasil. Em 2010, o youtuber criou o seu canal com o quadro “Não Faz Sentido”, que foi um grande sucesso. Nesse quadro, Felipe fazia críticas a comportamentos dos jovens da época. Em 2016, seu canal se voltou mais para o público infantil e, posteriormente, seu irmão mais novo, Luccas Neto, assumiu essa parcela do público em seu próprio canal. Atualmente, o canal de Felipe Neto tem 44,6 milhões de inscritos.
3. Whindersson Nunes
O piauiense Whindersson Nunes começou cedo sua carreira de youtuber, com apenas 15 anos. Porém, seu sucesso veio anos mais tarde, quando seu vídeo com a paródia “Alô, vó, tô reprovado”, uma versão da música “Alô, vó, tô estourado, estourou na internet” em apenas uma semana atingiu mais de cinco milhões de visualizações. Apesar de ter se afastado um pouco do YouTube para se dedicar a outros produtos audiovisuais, o youtuber tem 43,9 milhões de inscritos.
4. Você sabia?
Criado pelos amigos Daniel Molo e Lukas Marques, em 2013, o canal Você sabia? tem o intuito de apresentar curiosidades, histórias e fatos interessantes para os internautas. Atualmente, ele conta com 43,7 milhões de inscritos e tem mais de 5 bilhões de visualizações. Vale destacar que antes do canal, Lukas e Daniel tinham um blog chamado “Calma, Cara”, onde apresentavam notícias da vida cotidiana.
5. Luccas Neto
Como falado mais acima, Luccas Neto seguiu os mesmos passos do irmão mais velho e criou um canal em 2016, junto com Felipe Neto. Em 24 horas o canal atingiu a marca de 1 milhão de inscritos e atualmente conta com 38,2 milhões. Em 2018, o canal de Luccas passou por um rebranding, focando na produção de conteúdos educativos. Foi neste mesmo ano que ele criou a Luccas Netto Studios, produtora responsável pelo licenciamento de seus produtos e por toda a parte audiovisual.
6. GR6 Explode
A GR6 Explode é focada na divulgação de videoclipes de funk e aparece no sexto lugar de maior canal do YouTube brasileiro, com 38 milhões de inscritos. Apesar de ser um canal de divulgação de funk, não é exatamente igual a KondZilla, porque quem produz os videoclipes é a GR6 Eventos. O canal trabalha com artistas como MC Livinho, MC Don Juan e MC Pedrinho.
7. Maria Clara & JP
Para finalizar essa lista, quem aparece em sétimo lugar é o canal Maria Clara & JP, no qual os dois irmãos homônimos do canal criam conteúdos divertidos voltados para a audiência infantil. Com 34,2 milhões de inscritos, o canal já conta com mais de 19 bilhões de visualizações e conteúdos publicados em várias línguas, como inglês, espanhol, francês e árabe.
Apesar de ter nascido com foco em vídeos, o YouTube vem se diversificando ao longo do tempo, oferecendo mais opções de ferramentas tanto para os espectadores quanto para os youtubers. Exemplos disso são o YouTube Música, que substituiu o Google Música, o YouTube Premium, um serviço de streaming por assinatura, sem anúncios, além do YouTube Shorts, que foi lançado em 2021, para disputar o novo mercado de vídeos curtos trazido pelo TikTok.
O YouTube Shorts, que passou a aceitar anúncios publicitários neste ano, se tornou uma outra fonte de receita monetização para os youtubers da plataforma. Em setembro deste ano, a plataforma anunciou que os youtubers com conteúdos voltados para Shorts passariam a fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, que permite a monetização de conteúdos na plataforma, assim como novas formas de monetização para o formato e o lançamento do Creator Music.
Esse formato de vídeo curto do YouTube tem, atualmente, mais de 30 bilhões de visualizações por dia e 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo consumem o seu conteúdo, o que representa uma grande oportunidade para aqueles youtubers que ainda não se aventuraram no formato mais curto de vídeo.
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