Globo cria marketplace e novos formatos de anúncio
Durante seu Upfront de 2023, grupo anunciou novidades relativas à publicidade, transmissões esportivas e de festivais, e programação
Globo cria marketplace e novos formatos de anúncio
BuscarGlobo cria marketplace e novos formatos de anúncio
BuscarDurante seu Upfront de 2023, grupo anunciou novidades relativas à publicidade, transmissões esportivas e de festivais, e programação
Thaís Monteiro
28 de outubro de 2022 - 8h00
A Globo está investindo em criar novas oportunidades para entrega publicitária e tornar as mesmas mais segmentadas. Em termos de parcerias com agências e anunciantes, essa foi a premissa apresentada no Upfront de 2023 do Grupo Globo, apresentado nesta quinta-feira, 28, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Manzar Feres, diretora de negócios integrados de publicidade da Globo, subiu ao palco do auditório para anunciar o lançamento do Gama, um marketplace de publicidade para execução de campanhas por mídia programática. A plataforma utiliza tecnologia da Xandr e dados proprietários da Globo, mas permite que os parceiros cruzem os mesmos com suas informações.
Apesar de ser uma propriedade do Grupo Globo, o inventário será composto por todos os publishers integrados ou chegando ao mercado da programática integrados em um só ecossistema. “Para todos os tamanhos de anunciantes e para todos os parceiros de inventário digital”, garantiu Manzar.
Ainda se tratando de publicidade, a Globo deu ênfase a três investimentos: o Globo DAI, o Pause Ads e uma solução shoppable para TVs conectadas. O Globo DAI é a forma como a empresa se refere a segmentação dos anúncios no intervalo comercial do Globoplay, de forma que um mesmo anúncio pode não ser exibido para perfis de consumidores diferentes devido à coleta de dados sobre seus hábitos de consumo. A solução conta com a plataforma de tecnologia do Google. Esse anúncio o consumidor não pode pular.
Também no Globoplay, a empresa enfatizou o lançamento do Pause Ads, formato de anúncio que aparece quando o usuário pausa a exibição de um conteúdo no streaming. As campanhas também serão segmentadas com a jornada de consumo do usuário e o formato promete atenção concentrada. “Atende as pessoas que não querem assistir o conteúdo. Deixamos o espaço do pause para que o anúncio passe com o consumidor no comando. As taxas de viewability e recall são muito superiores”, descreve.
Por fim, outro formato apresentado é uma solução shoppable que ficará disponível em TVs conectadas para que o telespectador possa adquirir produtos exibidos em tela.
Ao longo dos discursos da noite, a Globo buscou enfatizar que suas propriedades oferecem um ambiente seguro no qual o anunciante deseja estar vinculado. Além disso, os executivos e talentos mencionaram diversos números que buscam representar a relevância dos conteúdos em alcance, engajamento fora de tela, tempo de retenção e outros.
Outro tema destacado foi o imvestimento da empresa em dados. Atualmente, a Globo conta com 130 milhões dos seus identificadores denominados Globo IDs. Manzar comunicou que abrirá a plataforma de dados ao mercado para combinação de informações. “Unimos tecnologia e dados ao conteúdo de qualidade e segurança. A Globo reafirma o compromisso com o conteúdo de qualidade em todas as telas e plataformas”, pontuou.
A executiva ainda celebrou o Modelo de Atribuição para Ponto de Venda, uma tecnologia proprietária que permite atribuir as vendas físicas e digitais à estratégia de mídia nas plataformas da Globo.
Sem muitos detalhes, Manzar comunicou que o grupo firmou uma parceria com o Twitter para oferta conjunta para anunciantes durante grandes eventos e programas.
Dois anúncios relativos a programação foram reservados para contar com exclusividade ao mercado durante o Upfront. A primeira delas é a volta do Linha Direta, programa de crimes verídicos exibido pela emissora entre 1990 e 2007, e que retorna em 2023 como um quadro do Conversa do Bial. Para Bial, o Linha Direta atende a maior dedicação do público ao gênero true crime. “O mundo mudou nesses 15 anos. É difícil ter algo sem registro de imagem. O programa vai ao encontro do desejo do País por Justiça e contra a impunidade”, disse o apresentador e jornalista.
Outro reality de gastronomia ganha vida nas telas da emissoras. O Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua vai colocar duplas de mães e filhos em que, necessariamente, um dos dois é figura pública para cozinharem em competição. O parente que cozinha pior na dupla deverá seguir as instruções do seu familiar na receita. Esse será apresentado por Leandro Hassun com a presença dos chefes João Diamante e Paola Carosella.
Entre outras novidades do formato reality show está a promoção de Ana Clara à apresentadora da segunda edição do Túnel do Amor, que este ano teve apresentação de Mion. E o No Limite terá como próximo cenário a Amazônia.
Em termos de transmissão, Mion anunciou que além do Rock in Rio e o Lollapalooza, o Multishow e demais propriedades do grupo irão transmitir o The Town, festival criado pelos fundadores do Rock in Rio, mas que acontece em São Paulo em 2023.
O time de esporte subiu ao palco para aquecer o público para a Copa do Mundo, mas também trouxe novidades, como a volta do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América às telas da TV Globo. Outros eventos destacados foram a Copa do Mundo Feminina, que ocorrerá em 2023 na Austrália e Nova Zelândia; as finais da Super Liga do Vôlei; Liga Mundial de Surf; campeonatos de skate, entre outros.
Diretor presidente da Globo, Paulo Marinho também esteve presente e destacou alguns momentos que marcaram a trajetória do Grupo Globo no último ano, sobretudo o uso de dados, o investimento nas pautas ESG e o Movimento LED, voltado para celebrar iniciativas inovadoras na área da educação.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo