Cresce presença de idosos nas plataformas digitais, aponta relatório
Relatório Beyond Age aponta que o público maduro deve ser mais considerado pelo marketing
Cresce presença de idosos nas plataformas digitais, aponta relatório
BuscarCresce presença de idosos nas plataformas digitais, aponta relatório
BuscarRelatório Beyond Age aponta que o público maduro deve ser mais considerado pelo marketing
Caio Fulgêncio
1 de novembro de 2022 - 13h05
A presença de indivíduos entre 65 anos e 75 anos nas plataformas digitais cresceu de forma expressiva nos últimos sete anos. Essa informação faz parte do relatório Beyond Age: Para além da idade, assinado pela Kantar Ibope Media.
De acordo com o estudo, de 2015 a 2022, a conexão desse público no Instagram teve alta de 4.937%. No YouTube, o aumento percentual chegou a 886% no período avaliado. Além disso, no WhatsApp e no Facebook, o salto na participação no ambiente digital dos 65+ foi de 707% e 255%, respectivamente.
Eduardo Alves, head of go-to-market & field marketing da Kantar Ibope Media, diz que os dados apontam para a necessidade de mudança de olhar para esse recorte da sociedade. “O mercado deve olhar para a geração Baby Boomer como parte do mainstream de consumo, e não mais como minoria de pouca representatividade. Portanto, é fundamental para oferecer mais protagonismo a essa geração e aproveitar melhor as oportunidades de consumo dentre esse público”, afirma.
Proporcionalmente, o relatório mostrou que, no Facebook, para cada usuário adicional de 12 anos a 19 anos, existem 7,4 novos usuários acima de 65 anos. No WhatsApp, por sua vez, são 8,5 para cada jovem. O YouTube apresenta relação de 9,1 para um e o Instagram tem 21,7 para um.
Alves complementa que é preciso haver movimento de segmentar campanhas não somente por dados demográficos, como idade. Sendo assim, experiências de vida e comportamento se tornam fundamentais para resultados mais assertivos. “A questão tem como premissa o fato de que os targets baseados em idade, geralmente, são generalizados por grupos geracionais, mas pouco compreendidos. Eles se tornam atalhos para segmentar milhões de consumidores e, muitas vezes, levam a análises unidimensionais e, algumas vezes, míopes”, alerta.
A Kantar construiu o relatório Beyond Age com base nos dados do Target Group Index, que mede comportamento e consumo em 12 regiões metropolitanas no Brasil. Também foram analisadas informações do Target Group Index Global Quick View, levantamento global presente em 35 países.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor