Assinar

Justin e a nova fase do MySpace

Buscar
Publicidade
Mídia

Justin e a nova fase do MySpace

Vendido pela News Corp. por US$ 35 milhões, rede social deve ser revitalizada pela Specific Media, com o apoio do cantor Justin Timberlake


30 de junho de 2011 - 10h08

Comprado por US$ 580 milhões. Vendido por US$ 35 milhões. Essa impressionante desvalorização reflete o atual momento do MySpace, rede social criada em 2003 – que outrora ganhou o status de mais popular do planeta – e que, nessa quarta-feira, 29 de junho, foi vendida pelo conglomerado de mídia News Corporation.

Após um período de diversos rumores, o gigante grupo midiático confirmou oficialmente a negociação da rede social com a empresa de publicidade Specific Media, pelo valor de US$ 35 milhões. Em 2005, quando contabilizava uma média de 20 milhões de visitantes únicos por mês e era considerado a grande promessa do universo da web, o MySpace valia quase 17 vezes mais. Tanto é que, na ocasião, a News Corp. não pensou em desembolsar a alta quantia de US$ 580 milhões para ter a rede social em seu portifólio de negócios.

A concorrência com as outras redes sociais, sobretudo a do Facebook, que atualmente é a comunidade mais popular do planeta, com mais de meio bilhão de usuários, fez com que o interesse do público (e também das marcas) pelo MySpace fosse arrefecendo. Com a venda, a imprensa norte-americana estima que 500 funcionários da rede social tenham sido (ou serão) demitidos.

Justin Timberlake

Agora, caberá à Specific Media encontrar um direcionamento diferente para o MySpace e recuperar a importância da rede social. Um fato curioso nessa negociação é que a empresa confirmou que um de seus sócios – e, agora, um dos proprietários do MySpace – será o cantor e ator Justin Timberlake.

O ex-integrante da banda N’Sync foi escalado para desempenhar um papel criativo na nova fase do MySpace e terá a missão de criar estratégias para o desenvolvimento da empresa. O curioso é que, no universo da ficção, Timberlake também já conduziu negócios do universo da internet quando interpretou o personagem Sean Parker, proprietário do Napster e sócio do Facebook no filme “A Rede Social”, um dos grandes destaques do cinema mundial nos últimos meses.

Em entrevista concedida ao site do Advertising Age, o CEO da Specific Media, Tim Vanderhook, comentou sobre os interesses na aquisição do MySpace e sobre a escolha de Justin Timberlake para atuar no processo. Confira algumas declarações do executivo:

Novo CEO no MySpace:

"Ainda não temos a pessoa que ficará, de fato, no comando da nova fase do MySpace (cuja marca e foco de atuação serão mantidos). Por enquanto, meu irmão Chris Vanderhook e eu assumiremos as funções do dia a dia."

Escolha e papel de Justin Timberlake:

"Quando começamos a pensar nessa operação, queríamos uma pessoa criativa e que tivesse talento. E aí chegamos ao nome do Justin. Testamos diferentes pessoas, mas ele se mostrou o mais apaixonado pelo projeto. Ele terá uma participação como sócio minoritário da nova fase do MySpace, mas não posso revelar a sua participação, em dinheiro. Por ter uma carreira bastante atribulada, provavelmente ele não dará expediente diariamente, mas terá um escritório na Specific Media e um time de funcionários para trabalhar."

Futuro e atuação do MySpace:

"Queremos recuperar a essência do MySpace, que é a de ser uma comunidade virtual de criativos e artistas. Queremos ampliar as ferramentas que oferecemos aos usuários. Dentro de 60 dias, Chris, Justin e eu anunciaremos nossas estratégias à imprensa. Com essa aquisição, pretendemos construir uma grande empresa digital e contaremos com a ajuda do MySpace, que é uma marca icônica, forte. E continuamos em fase de crescimento, estudando novas aquisições."

Com informações do Advertising Age.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também