Assinar

Editoras lançam bancas digitais

Buscar
Publicidade
Mídia

Editoras lançam bancas digitais

Para enfrentar os players internacionais, Editora Abril e Gol Mobile lançam suas bancas e abrem pratelerias também para concorrentes


13 de setembro de 2011 - 10h11

Antes que Amazon e Apple resolvam abrir suas lojas digitais no mercado brasileiro para explorar o crescente filão das publicações e livros online nos seus diversos formatos e para devices variados, os players locais se adiantam. Editora Abril e Gol Mobile estão lançando suas bancas digitais.

Ambas estão de olho num mercado que pode chegar a 4 milhões de tablets em 2015 – nas estimativas da Editora Abril – e que já figura como a mais desejada nova janela para revistas, jornais, filmes e games. Empresas internacionais já operam estas lojas virtuais similares em diversos mercados.

Fernando Cirne, diretor de e-commerce da Editora Abril, apresentou no V Fórum da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), segunda-feira, 12, a nova plataforma que a Abril está lançando: Iba. O executivo explicou que, diante da indefinição de formatos no mercado, com vários sistemas operacionais, e como ainda Amazon e Apple tiram vantagem competitiva das editoras ao criarem vulnerabilidade com cobrança de 30% da receita, a empresa resolveu desenvolver e administrar a plataforma de venda de conteúdo em formato digital ou físico, e de distribuição de conteúdo digital. 

Cirne detalha: a plataforma é multidevice (para iPad ou Android, por exemplo), multiformato (PDF, Javascript etc), venderá de forma avulsa ou modalidade assinatura e ainda disponibilizará os dados para o publisher. Ele explica que a nova unidade, Iba Store, terá total independência em relação às demais empresas da Abril.

“Um diferencial é oferecer toda a estrutura de assinaturas da Editora Abril. Será um ‘one stop site’, contendo livro, jornal e revista e reunirá o maior portfólio do Brasil, diz”. O diretor de e-commerce explica que a loja começa com os já 20 títulos da Abril para iPad, e com 3,5 mil livros de 40 editoras já acertadas. O lançamento oficial acontece no final de outubro, já que o aplicativo para o iPad ainda está em fase de homologação.

Jonas Suassuna, presidente do Grupo Gol, empresa que tem como grande sucesso os audiolivros da Bíblia (narrados por Cid Moreira), criou o aplicativo O Jornaleiro exclusivo para produtos editoriais, onde se pode comprar ou assinar jornais e revistas e baixar os seus conteúdos. Ele diz que no futuro a ferramenta pretende também trazer conteúdo da América Latina. Para O Jornaleiro, já fechou com algumas editoras, como Caras, Escala, Ediouro, Iguatemi, Duetto. Uma segunda loja, em separado e denominada Nuvem de Livros, será exclusiva para este tipo de produto editorial. Suassuna diz que a loja já estará embarcada em alguns devices, como os fabricados pela Itautec e os da marca Vivo. Seu modelo é não trabalhar com qualquer tipo de exclusividade e opera sem custos para o detentor do conteúdo, mediante divisão de receitas.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber

    PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber

    Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto

  • Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais

    Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais

    Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital