Editoras lançam bancas digitais
Para enfrentar os players internacionais, Editora Abril e Gol Mobile lançam suas bancas e abrem pratelerias também para concorrentes
Para enfrentar os players internacionais, Editora Abril e Gol Mobile lançam suas bancas e abrem pratelerias também para concorrentes
Edianez Parente
13 de setembro de 2011 - 10h11
Antes que Amazon e Apple resolvam abrir suas lojas digitais no mercado brasileiro para explorar o crescente filão das publicações e livros online nos seus diversos formatos e para devices variados, os players locais se adiantam. Editora Abril e Gol Mobile estão lançando suas bancas digitais.
Ambas estão de olho num mercado que pode chegar a 4 milhões de tablets em 2015 – nas estimativas da Editora Abril – e que já figura como a mais desejada nova janela para revistas, jornais, filmes e games. Empresas internacionais já operam estas lojas virtuais similares em diversos mercados.
Fernando Cirne, diretor de e-commerce da Editora Abril, apresentou no V Fórum da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), segunda-feira, 12, a nova plataforma que a Abril está lançando: Iba. O executivo explicou que, diante da indefinição de formatos no mercado, com vários sistemas operacionais, e como ainda Amazon e Apple tiram vantagem competitiva das editoras ao criarem vulnerabilidade com cobrança de 30% da receita, a empresa resolveu desenvolver e administrar a plataforma de venda de conteúdo em formato digital ou físico, e de distribuição de conteúdo digital.
Cirne detalha: a plataforma é multidevice (para iPad ou Android, por exemplo), multiformato (PDF, Javascript etc), venderá de forma avulsa ou modalidade assinatura e ainda disponibilizará os dados para o publisher. Ele explica que a nova unidade, Iba Store, terá total independência em relação às demais empresas da Abril.
“Um diferencial é oferecer toda a estrutura de assinaturas da Editora Abril. Será um ‘one stop site’, contendo livro, jornal e revista e reunirá o maior portfólio do Brasil, diz”. O diretor de e-commerce explica que a loja começa com os já 20 títulos da Abril para iPad, e com 3,5 mil livros de 40 editoras já acertadas. O lançamento oficial acontece no final de outubro, já que o aplicativo para o iPad ainda está em fase de homologação.
Jonas Suassuna, presidente do Grupo Gol, empresa que tem como grande sucesso os audiolivros da Bíblia (narrados por Cid Moreira), criou o aplicativo O Jornaleiro exclusivo para produtos editoriais, onde se pode comprar ou assinar jornais e revistas e baixar os seus conteúdos. Ele diz que no futuro a ferramenta pretende também trazer conteúdo da América Latina. Para O Jornaleiro, já fechou com algumas editoras, como Caras, Escala, Ediouro, Iguatemi, Duetto. Uma segunda loja, em separado e denominada Nuvem de Livros, será exclusiva para este tipo de produto editorial. Suassuna diz que a loja já estará embarcada em alguns devices, como os fabricados pela Itautec e os da marca Vivo. Seu modelo é não trabalhar com qualquer tipo de exclusividade e opera sem custos para o detentor do conteúdo, mediante divisão de receitas.
Compartilhe
Veja também
“Vir para a Globo também foi um presente de bastidores”, diz Eliana
Apresentadora fala sobre a mudança na carreira, relação com as redes sociais e conta sobre os primeiros trabalhos no The Masked Singer, que apresenta a partir de janeiro
Webedia lança espanhol Xataka no Brasil, voltado à tecnologia
Vertical entra no ar com ecossistema que reúne especialistas, criadores de conteúdo e entregas como vídeos, textos, posts e canal de WhatsApp