News Corp. pode lançar novo canal esportivo
Empresa, que já controla o Fox Sports, criaria o canal para competir com a ESPN
Empresa, que já controla o Fox Sports, criaria o canal para competir com a ESPN
Padrão do site
29 de abril de 2012 - 11h07
A News Corp., do empresário Rupert Murdoch, prepara o lançamento de uma nova rede nacional de esportes na TV a cabo dos EUA para competir com a ESPN, da Walt Disney. A informação é do jornal The Wall Street Journal, que também pertence à News Corp. Embora ainda não tenha se decidido pelo novo canal, a ideia tem sido debatida pela News Corp., relata o jornal.
A Fox Sports, que é da News Corp., já é canal esportivo mais relevante nos EUA. O canal tem 20 redes regionais que cobrem 75% dos lares nos EUA. A Fox também opera o canal de esportes radicais Fuel TV. E, entre as grandes redes dos EUA, a Fox transmite os jogos da National Football League, de futebol americano. Se o projeto do novo canal vingar, pode ser que a News Corp. converta um desses canais em rede de esportes integral.
A rede nacional esportiva da Fox intensificaria a batalha crescente pelo esporte na TV, há muito sob o domínio da ESPN. Entre os concorrentes, a NBC Universal, da Comcast, rebatizou a rede esportiva Versus como NBC Sports Network, num esforço para tornar o canal mais tradicional. A CBS fez movimento semelhante ao trocar o nome da rede CBS College Sports para CBS Sports Network.
Uma rede nacional daria à Fox Sports a oportunidade de conquistar uma fatia maior das taxas que redes como a ESPN pagam para as operadoras de cabo carregar seus sinais. No entanto, os executivos do setor têm sido cada vez mais reticentes quanto ao aumento de custos dessas taxas porque temem que os assinantes do cabo abandonem os serviço de TV paga.
Direitos de transmissão
A briga pelos direitos de transmissão também pode se intensificar e tornar esses direitos ainda mais caros, dado o número de players que concorrem pelo conteúdo. A própria Fox já é um concorrente feroz na aquisição de direitos de várias modalidades esportivas. Nos EUA, a Fox Sports venceu a ESPN, entre outros concorrentes, e adquiriu os direitos para transmitir as Copas do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar). No Brasil, onde as disputas por eventos esportivos também é intensa, a Fox Sports tem os direitos sobre a Copa Libertadores da América.
A ideia de uma rede esportiva nacional não é nova para a News Corp. No final da década de 90, a empresa lançou a Fox Sports Net, programa nacional que ia ao ar nos canais regionais de esporte. Esse programa permitia que a Fox Sports Net capturasse a publicidade nacional. Mas, ao longo dos anos, a programação nacional foi sendo espremida entre os programas locais, o que praticamente extinguiu a ideia de uma rede nacional. Os canais regionais ainda têm programação nacional, mas, na maior parte das vezes, o foco principal é mesmo sobre os esportes locais.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King